08 junho 2009

||| A FUGA DOS RIBEIRENSES BONS...

A vida levou-me para uns dias fora, neste fim de semana e quis o destino que, muito longe de Óis, encontrasse um conterrâneo que não via há uns bons pares de anos. Falámos e recordámos várias coisas e fiquei a saber que ocupa posição profissional muito destacada numa empresa que anda em negócios internacionais.
Entre nós, pôs-se, então, a questão da fuga de cérebros que toca directamente a muitos ribeirenses porque, muitos tiveram de sair de Óis da Ribeira em busca de outras oportunidades. Quando concluem os seus cursos prosseguem o desejo de trabalhar e têm de sair, à procura de respostas para as suas habilitações e anseios. Sabemos que há médicos e engenheiros e outras profissões que demandam Portugal e o estrangeiro para (sobre)viver.
Mas não é fácil... as saudades apertam frequentemente, às vezes relativamente a coisas pequenas como os lânguidos almoços de domingo, uns copos no Pires, no Nélson ou no Pôr do Sol, ou o calor do fim do dia nos quentes dias de Agosto. Que se matam algumas vezes, muitas vezes, olhando à distância, mas é difícil explicar o apego que temos a Óis da Ribeira, mas ele existe e é por isso que tenho quase a certeza que um dia voltarão todos (ou quase todos).
Óis da Ribeira tem mudado, embora ainda prevaleçam "poços" de subdesenvolvimento, geridos por pessoas que vivem do estatuto, da chico-espertice e dos esquemas, e muitas outras áreas progridem diariamente para igualar os melhores padrões nacionais. Bem sei que a nossa tão ribeirense tendência para a autocrítica por vezes obscurece a capacidade de ver a luz ao fundo do túnel, mas há coisas que vão no rumo certo. Ainda bem que tal acontece!

5 comentários:

OIS DA RIBEIRA disse...

E quem são esses grandes cérebros, quem são e onde é que eles estão?

Rosinha disse...

Concordo com o post, muito embora ache que não é uma questão de se ser cérebro ou não, mas uma questão de oportunidade! Em óis nem sempre há acolhimento, e por vezes parece que é defeito ser "Dr." - eu acho que é mais "dor de cotrovelo", esse sentimento vil que infelizmente afecta tantos Ribeirenses! mas a verdade é só uma, quem é de Óis adora a sua terra, e mesmo que vá para longe, anseia sempre poder voltar! :)

OIS DA RIBEIRA disse...

A Rosinha deve ter razão e deve ser uma das doutoras que passeiam o canudo mas não fazem nada por Óis, já que a gente olha e verifica que quem tem ocupado os cargos públicos de Óis é tudo gente de 4ª. classe ou pouco mais, qual é o st. dr. ou a sra. dra, ou engenheiro ou engenheiro que nós já víssemos na Junta, na tuna, na Arcor, na fabriqueira, na irmandade, na comissão do gado, sei lá eu em que mais. Tiram os cursos e vão é à vidinha deles e Óis que fique como está, ou não é assim o que se passa?

Anónimo disse...

Então Ois não anda porque só tem á sua frente pessoas com a quarta classe? Será que eu li bem?! Deve estar a brincar!... Ah...eu logo vi! Ois da Ribeira é uma terra de pessoas inteligentes! Então, se toda a gente crtica é porque sabe da matéria. Agora, se todos sabem da matéria é porque são inteligentes. Logo, TODOS são inteligentes.




Claro que parti do principio que todos sabem da matéria e ninguém que critica pode dizer que não sabe!
Então, tenho razão ou bão tenho?
Ou será que sou o único não inteligente? Ás tantas!...
O Cusco

Rosinha disse...

Em resposta ao Ois da Ribeira:
Deve andar distraído, pois há imensos licenciados em Óis que estão e continuam envolvidos na Tuna, na ARCOR e até na Paróquia! Aliás a sua ignorancia neste ponto vem confirmar o que foi dito anteriormente e ainda bem! O melhor é nem citar os nomes para que não sejam discriminados, mas são muitos, e rapazes e raparigas.