20 junho 2009

||| AS FÉRIAS E O QUE FARÍAMOS SE GANHÁSSEMOS SALÁRIOS A DOBRAR...


Vou gozar uns diazitos de férias, que este calorzão até faz apetecer - quanto mais não seja para não ter de estar no sufocante local de trabalho. Fui fazer compras para estes dias fora de casa e cheguei à conclusão que o Portugal de hoje é um lampejozinho daquilo que seria o país se a malta ganhasse o dobro do ordenado.
Encontrei, aliás, rapariga da minha escola de Óis, que por lá também andava a stressar-se como eu, e a consumir economias, e chegámos à mesma conclusão: somos uns tolos! E mal pagos!
Realmente, chegam as férias e os portugueses entopem portagens, atestam o depósito de combustível, estendem as toalhas na praia, invadem pastelarias, restaurantes e bares, atafulham centros comerciais, alongam filas de trânsito, preenchem milimetricamente parques de estacionamento, lotam cinemas, atropelam-se febrilmente em hipermercados, e compram, compram como se não houvesse amanhã, tudo o que lhes aparece à frente.
Os cartões de crédito andam a iludir muitos portugueses que, com o subsídio de férias no bolso - os que o recebem... - tornam a vida neste país num autêntico circo alucinado de consumo. Imaginem se tivéssemos o nível de vida da vizinha Espanha: seria isto todos os meses do ano! Um verdadeiro inferno.
Isto quer dizer que nós não estamos estruturalmente preparados para ganhar o dobro do que ganhamos agora. Chega-se a esta conclusão porque não temos vocação para prosperidades económicas: tratamos rapidamente de lixar o nosso orçamento disponível.
Somos uns tolos. Talvez por isso é que alguns passam as férias ao anzol, na pateira! Gastam de qualquer maneira e estão tesos!
PS: Já este post estava editado quando reparei que é o nº. 1000! Com 3960 comentários. Nem sempre pudemos ser regulares nesta coisa séria que é falar de Óis, e não só, mas partilhamos com os nossos amigos o gosto de dividirmos o que pensamos, com a liberdade de opinião que merecemos. Os que aqui foram «cortados» sabem porquê: abusaram e desrespeitaram valores ribeirenses. Isso, continuaremos a não aceitar.

7 comentários:

RIBEIRINHA disse...

Com papas e bolso s´enganam os tolos e os tesos ficam em casa a ver as novelas da tvi

Anónimo disse...

Boas férias.
O Cusco

CONCEIÇÃO disse...

O Contra Dois q' agora temos
Parece que anda amarfalhado
Por sempre ter dito só a meio
O que por aqui anda a ser falado

Mas o que o lixa mesmo a sério
O que o chumba mesmo de verdade
É o seu candidato não ter o império
Que supunha ter nesta idade


Pois fiquem já todos sabendo
Ó gente de Óis da Ribeira
Que o que vai ser mais tremendo
É ele perder a estribeira


A estribeira e alguma razão
Pelos votos que vai perder
Porque quer queira, ou não
Pode perder p´ra uma mulher

Mulher que é mulher de tomates
Para s´apresentar a eleições
E enfrentar difíceis embates
Que provocarão algumas emoções!

Emoções e algumas zangas
Pois há por aí umas verdades
Que não passam de umas tangas
Quando se zanganm as comadres

Xááááááááuuuuuuuuuuuu!´

CONCEIÇÃO

Anónimo disse...

O Contra chegou aos mil
E meteu-se a gozar férias
Sem eu lhe saber o perfil
Mas a falar de coisas sérias

A falar de coisas sérias
Da nossa Óis da Ribeira
Falando de boas matérias
E sempre de boa maneira

Sempre, sempre de boa maneira
A falar do qu´acontece
Sem perder a sua estribeira
Nas malhas qu'o poder tece
CONCEIÇÃO

artista da bola disse...

ó conceição: parabens pela veia poética! é de louvar...
mas só uma pergunta: está-se a referir ao Sr. Fernando Pires como sendo o candidato preferido aqui da malta do contra!? é que pelo que aqui se vai lendo, não faz muito sentido. faça aí um poemazito pra responder...
P.S. eu cá prefiro a experiência à irreverência... e penso que óis também...

Anónimo disse...

Será que a experiência de hoje não terá nascido da irreverência de ontem?
O Cusco

Anónimo disse...

Não se tenha dúvidas que a mudança faz bem, porque os rabinhos costumam agarrar-se às cadeiras quando estão sentados muito tempo nas mesmas! Só naõ sei se está bem entregue! Não há mais jovens em Óis e com um pouco mais de experiência para o cargo? Cheguem-se á frente para o cargo!
Ribeirense