21 outubro 2006

||| CARTA DE AMOR E BEM-DIZER DE "JR" A ÓIS DA RIBEIRA E AO ... CONTRA D´OIS

Johnny Reis (JR), estudante ribeirense em Viseu, reagiu no seu blogue FOLHAS SOLTAS a uma saudação do CONTRA D´OIS - saudação que, no uso da legitimidade que não se lhe pode negar..., democraticamente "censurou", não a editando. Fez muito bem... Como nós por cá somos gente de moral livre e assumimos a nossa cidadania sem preconceitos, e como o que JR escreve no seu blogue é uma verdadeira lição de ribeirismo, não hesitamos em transcrever o que judiciosamente articulou.
Transcrevemos, com a nossa vénia e integralmente.
Aí vai o que "diz Jota Erre"...:

+++

"Para... CONTRA D´ÓIS
Colegas, camaradas, amigos, conhecidos, ribeirenses… não sei!! Fiquei surpreendido com o vosso comentário. Prezo muito os elogios e quando estes são de incentivo, melhor ainda… tenho acompanhado as postagens do vosso blogue… aliás, até o costumo visitar “aquase” diariamente… mas uma coisa deixa-me intrigado… com tantas ideias, reparos da vida de Óis, com tanta força de vontade de tornar Óis num sitio mais agradável para se viver, para quê estarem encobertos por essa capa, a que se chama anonimato? Para quê esconderem-se por detrás dessa manta? Isto de mandar bacoradas para o ar é fácil, as vossas muitas das vezes são bem direccionadas e com o seu alvo bem especifico mas, ao fazerem-no assim dessa forma, acaba por se tornar inválido e inútil aos meus olhos… como posso eu aceitar que alguém me critique, e entenda-se que vocês publicam criticas construtivas, e não consegue dar a cara para se identificar? Como posso eu querer mudar seja o que for se a pessoa que me critica não consegue dar a cara pelo que diz? Como posso eu ser considerado um grande ribeirense se nem consigo ter a coragem necessária para me identificar e dizer “sim, fui eu que disse que isto está mal!!”. Acho que só podemos construir algo se todos estiverem unidos para se juntar e começar a construir algo de positivo… isto pelo menos é a minha maneira de ser e de estar!!
Para além de ter obrigado os meus colegas universitários a saber que Óis da Ribeira é uma nação, que a Pateira é nossa e não de Fermentelos e me ter afirmado nestas terras de Viriato pela gana de ser Ribeirense, e não aguedense como muitos fazem ai em Óis, em tudo o que faço e me empenho tem sempre presente a minha marca e a minha identificação. (e isso vocês sabem!!)… por isso desta vez aceitem esta critica construtiva e tentem ganhar a coragem de se identificar… vocês e os do outro blogue!! Acho que dar a cara e colocar, muitas das vezes, o dedo na ferida mostra o carácter de cada um de nós!! Eu tento defender a camisola de Óis sendo alguém de carácter forte e directo no que diz e no que pensa! Capaz de enfrentar seja quem for quando tenho ideias mas capaz de reconhecer quando as minhas ideias não são as melhores!! Convido-vos a fazerem um brainstorming do que vocês andam a fazer, juntem tudo num cluster e com a certeza que conseguem dizer e fazer algo de positivo repensem a vossa maneira de dizer as coisas… Com a certeza que agora compreendem a razão pela a qual não publiquei os vossos comentário, pois acredito convictamente que comentários de alguém que não se identifica não merecem ser postados!!
Espero que tenha noticias vossas... mas de outra forma… a de alguém que não tem vergonha de dizer que é de Óis da Ribeira!!Um abraço, ou beijo, ou aperto de mão, ou dois beijos na cara… sei lá!!

Deste Ribeirense:
Johnny Reis"

++++

Caro JR:
Cá estão notícias nossas e já que você é assim «alguém de carácter tão forte e directo no que diz e no que pensa (...), capaz de enfrentar seja quem for (..)», - e damos-lhe parabéns por isso, nós, enfim... somos mais modestos... - então diga-nos lá, aqui ao ouvido, para que ninguém nos ouça, o que é que você já fez por essa Óis da Ribeira que tanto ama? Em que fóruns, em defesa de que princípios ou promoção de que valores ribeirenses? Já agora, na home page tire lá os Repeses e Viseu, ponha Rua Benjamim Soares de Freitas/Ois da Ribeira.
Só mais uma coisa, por hoje: fazermos brainstorming? Nós? Óóóóóóóóó.....
Beijinhos!

Sem comentários: