30 outubro 2006

||| OS LUCROS INUSITADOS DA BANCA E FALTA DO PROMETIDO MULTIBANCO EM ÓIS DA RIBEIRA

Segunda-feira, Outubro 30, 2006
Ontem estando em Óis e precisando de dinheiro em notas, lembrei-me de ir ao multibanco - há quanto tempo eu ouvi dizer que iríamos ter multibanco em Óis, no centro social? Fui ver e só encontrei editais da Junta e da Câmara, convocações militares, avisos da pecuária e mais não sei mais o quê. Quanto a multibanco, nicles...
«Essa é mais uma mentira...», disse-me um senhor a puxar pró baixote e largo, com um tacho na mão, julgo que para dar de comer a uns cães que por ali vagabundeavam. Não o conheço mas o homem vinha do lado do Cabo e, com ar de meio rufia... - francamente que não sei quem ele é... - disse mesmo os nomes de dois ribeirenses, enxovalhando-os de epítetos que aqui não repetimos.
Na verdade, lembro-me de em princípios deste ano ter lido algures - provavelmente no
blogue d´Óis Por Três... - que na AG da Arcor se falou no assunto e teria sido garantido multibanco até ao verão. Isto, concluí eu ontem, faz lembrar aquela velha piada: «Pois, ele disse o mês mas não disse o ano...».
++++
Ven isto a propósito ds bancos pagarem menos impostos do que as outras empresas e o ministro das Finanças prometer estudar uma forma de pagarem mais, o mesmo ministro que sem grandes estudos aumenta os impostos a todos os portugueses. Entretanto volta a conceder a conceder as benesses que a própria direita tinha retirado, e como se isso fosse pouco ainda reduz os impostos às operações realizadas através de off shores.
Um banco atrapalha-se com uma operação off-shore e não declara os devidos impostos, mas isso não é problema, o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais faz um despacho idiota para perdoar o banco e até lhe dá um bónus, só vai pagar o imposto para o próximo ano.
Alguém viu um político (a não ser o doido do Santana Lopes...) adoptar uma medida que se traduza na redução dos lucros da banca? Ou o Banco de Portugal detectar alguma ilegalidade na relação da banca com os clientes antes da DECO denunciar? Ou um jornalista escrever um artigo incómodo para os bancos que colocam publicidade no seu jornal? Ou algum opinion maker como o Marcelo dizer uma frase que prejudique a imagem da banca?
A banca lucra, compra, corrompe, financia a vida partidária, domina a seu bel-prazer e tudo parece normal. Até quando? Até que se instale o multibanco de Óis?

Sem comentários: