O post de 29 de Setembro, sobre os nomes de pessoas, suscitou um comentário interrogando sobre o verdadeiro nome de dois conterrâneos ribeirenses, conhecidos por Diamantino e Zola. O comentador Aquiles (que pena não comentar e intervir mais vezes) enviou-nos a explicação, por e.mail.
- DIAMANTINO Marques de Carvalho. O verdadeiro nome é DIAMANTE. Supõe-se que por erro no registo de nascimento.
- ZOLA: O nome verdadeiro é Zulamar. Nome brasileiro, a D. Zola nasceu no Brasil, na cidade de Rio Grande, onde também nasceram os seus irmãos Ondina e Orlando.
E juntou mais alguns nomes «esquisitos» de Óis.
Por exemplo:
- JUVÊNCIO (Viegas), já falecido, que era conhecido por Invêncio (pai de Hermenegildo, César e Amílcar). Também nome brasileiro.
- NEÓFITA ALDA. Filha do professor Joaquim Augusto, mãe de Porfírio, Lurdes, José e Fernando Pires. O pai, intelectual do tempo, terá ido ao registo civil que ao tempo funcionava nas Juntas de Freguesia, e interrogado sobre o nome da neófita (a criança), terá respondido: "A neófita é Alda». Foi registada como Neófita Alda.
- EUNORIZ (Pires de Melo). Outro nome brasileiro. Irmão de Jacira (também brasileiro) e marid0 de Maria (que mora na Rua António Berna), pai de Dulce, Armando e José (ausentes nos Estados Unidos).
- STEVEN Tavares Pires. Filho de Fernando Pires, presidente da Junta, neto de Neófita Alda. Nome inglês, consequência (?) do pai ter estado emigrado no Canadá.
E juntou outros nomes, atribuídos pelas novelas brasileiras dos último anos, que nem vale a pena citar.
Sem comentários:
Enviar um comentário