17 outubro 2006

||| OS GRANDES RIBEIRENSES DO SÉCULO XX, QUEM SERÃO ELES E POR QUE NÃO HÁ ESTÁTUAS E BUSTOS EM óIS DA RIBEIRA?!!!

Quem serão os grandes ribeirenses do século XX, os sábios, os lentes, os enormes políticos e homens de letras, os grandes fazedores de progresso e desenvolvimento? E tê-los-á havido?
Que foram os geradores de dinâmicas, os construtores da modernidade da Óis que hoje vivemos. Importará começar pelo que herdámos da pleiâde de ribeirenses associados a momentos importantes. E que tem OR de importante, de indiscutível interesse público, que ultrapasse gerações e nos tenha feito maiores? Não é tarefa fácil. Não há memória recente de médicos, engenheiros, arquitectos, advogados, homens de letras e de cultura na sociedade ribeirense, em gestação memorial do século XX.
Socorremo-nos, por ora, das memórias escritas em placas de ruas. E não serão muitas. Quem sabe as sugestões que nos poderão chegar. E chegarão?

- MANUEL TAVARES, Manuel Maria Tavares da Silva - Nome de benemérito que dá nome à rua que vai do Largo do Centro Social à Cruzeiro do café do Nélson, a antiga Rua do Cabo. Sabe-se que fez fortuna em África e mecenou e dirigiu obras de Óis da Ribeira, principalmente na igreja. São conhecidos registos da sua autoria de um projecto para a ponte, nos anos 20/30.

- ADOLFO PIRES DOS REIS, benemérito da freguesia - Doou à Junta de Freguesia a sua casa da rua que hoje tem o seu nome - a antiga Rua do Viveiro. A sede da Tuna Musical. Sabe-se que foi comerciante em Setúbal.

- BENJAMIM SOARES DE FREITAS, benemério da freguesia - Ofereceu a freguesia o primeiro telefone (ainda hoje é o telefone público) e o relógio da torre. Nome de rua que vai do Largo do Centro Social à escola.

- ANTÓNIO BERNA, Comendador da República Portuguesa - Notabilizou-se como cantor de fados de Coimbra. Rua que vai da Escola à Rua da Pateira.

+++

Que nos lembre, não há mais nenhuma rua com nome de pessoa em Óis da Ribeira - havendo o Largo Zebedeu Barqueiro, junto ao rio, homenageando o dito barqueiro, que atravessava pessoas e bens da margem de Óis para a de Cabanões, do Rio Águeda, e vice-versa.

3 comentários:

Anónimo disse...

a qualidade e quantidade da classe media de uma sociedade, é um bom indicador no nivel existente nessa mesma sociedade. em ois da ribeira contam-se pelos dedos das maos as pessoas k realmente se destacaram pela positiva. mas, tambem sao muito poucas as k se destacaram pela negativa. assim sendo, podemos nos considerar como uma freguesia nivelada.. nem 8 nem 80... o equilibrio é motivo de orgulho para todos...

d´OIS POR DOIS disse...

Das conversas que tenho tido com pessoas mais velhas e principalmente com o meu avô, a ideia é que pessos importantes de Óis foram o Monsenhor Zé Bernardino e o sr. Benjamim que foi presidente da Junta e ofereceu o relógio e o telefone público. Eu lembro-me de ter visto no site da Arcor notícias sobre isso.
Acho que a Junta de freguesia poderia tentar promover esse levantamento, já que era engraçado conhecermos quem são os nossos antepassados mais ilustres. O senhor que construiu a casa dos Resendes que anda a ser reconstruída devia ser pessoa importante, mas quem era ele?

Anónimo disse...

am: ao contrario de outras pessoas (talvez sejas uma dessas), gosto de ser discreto... nao sou muito de dar nas vistas, acho k isso é piroso e fica mal!! assim sendo, nao me destaco... limito-me a ficar no meu canto a observar... e a rir-me de comentarios parolos... e sempre k leio comentarios teus, até as lagrimas m vêm aos olhos!!!