16 outubro 2006

||| OS GRANDES PORTUGUESES!!! OS GRANDES POLÍTICOS E A FALTA DE CIENTISTAS, DE MÉDICOS, DE ARQUITECTOS E FILÓSOFOS, MULHERES E HOMENS DE CULTURA!!!

Anda por aí uma grande celeuma em torno das escolhas dos “candidatos” a maior português. Parece que se esqueceram de incluir Salazar na lista oficial. E ainda falta ouvir a voz grossa do conterrâneo poeta Manuel Alegre, que ganhou as eleições ao político Soares e que, ao contrário do seu opositor, não consta da lista, nem como político, nem como poeta. E pela mesmo critério, os três pastorinhos, beatificados e a caminho da santidade, se poderão queixar de esquecimento, já que na lista constam prelados sem tal bênção. Aliás, não entendo porque motivo quem se lembrou de Salazar não reparou que, estando Amália e Eusébio, a lista ficaria incompleta sem o Cardeal Cerejeira e os três pastorinhos.
Mas não participo nesta coisa das escolhas, senão proporia o Quim Lonas, um pobre diabo por quem tenho mais respeito que por alguns pedantolas que por aí pululam na terra.
O que me levou a visitar a página do concurso da RTP [Link] foi tentar conhecer aqueles que a Estação do Estado considera serem os melhores entre todos os portugueses e cheguei à conclusão de que fica muita coisa explicada.
Classificando os "candidatos" pelo domínio em que se destacaram, temos:
105 homens e mulheres da cultura.
57 políticos.
22 cientistas.
12 exploradores.
8 desportista.
7 arquitectos.
6 Economistas
6 religiosos.
4 Filósofos.
Desde logo ficamos a perceber que porque motivo alguns cursos universitários estão a abarrotar, enquanto outros, os que dão emprego, ficam às moscas, somos um país de poetas e políticos, e quanto a cientistas ficamo-nos pelos médicos e, talvez isto tenha alguma explicação, o nosso forte é a neurologia.
Da mesma forma não se percebe como, num país mal governado, os políticos seja precisamente o segundo maior lote de "candidatos". Temos mais políticos (57) que todas as categorias da ciência e do pensamento juntas - os cientistas, exploradores, arquitectos, filósofos e economistas (51). E quando o nosso D. Duarte tiver tempo para ler a lista, a situação vai agravar-se, pois uma boa parte dos nossos reis foram excluídos, ainda que se constate o regresso do D. Sebastião, mesmo sem ter havido nevoeiro. O que nos sobra em políticos falta-nos em exploradores, cientistas, economistas, arquitectos ou filósofos.
Do mal, o menos, com estas elites resta-nos contar com 6 religiosos, se não temos cientistas e empresários resta-nos entregar a alma ao cuidado de santos e prelado, ao menos temos quem reze por nós e nos proteja depois de mortos, já que em vida a esperança é pouca, nem as infantilidades do ministro Manuel Pinho nos animam.
A conclusão é simples, em Portugal discute-se muito, pensa-se pouco, trabalha-se ainda menos e reza-se quanto baste!!!
Amanhã, se nos derem licença, falaremos dos GRANDES RIBEIRENSES!!!

Sem comentários: