02 setembro 2009

||| A POLÍTICA, OS PORMENORES E OS PORMAIORES DA COISA....


A política e as questões de natureza eleitoral autárquica estão na moda, como todos sabemos e felizmente não está para se deixar morrer.
Fruí-la, cá para nós que ninguém nos ouve, é fazer com ela - a política... - um pacto de silêncio, de cumplicidades e de futuro. No fundo, trata-se de as pessoas que se candidatam, assumirem um cumpromisso.
A política, que em Óis nem sempre é bem tratada e muito menos bem vista, precisa não de silêncios mudos e indiferenças irresponsáveis mas de cumplicidades que a embalem, a tornem colectiva e usufruída através das suas decisões, dos seus cheiros, sabores e desafios. Imaginem-se todos os ribeirenses vestidos nas suas  roupagens e reparem em tudo o que ela nos mostra. Vão ver que não pararão de se maravilhar, tornando a nossa vida mais apetecível e menos monótona!
Monótona é que realmente a vida não pode ser. Porque a vida é ter a cor do contraste, o cheiro do futuro, o traço do desenvolvimento em relevo, interagindo luzes e sombras, sempre em movimento! A imagem da política - e dos políticos... - deve ter elementos bastantes para captar a nossa atenção, pela afirmativa. Ter um equilíbrio que, além da fantasia, seja fantástico.
Por isso tudo, e muito mais, eu acho que candidato a político deve saber muito mais que o que sabe, cumprindo ao menos pela metade o que promete. Não basta ser apenas a pessoa que obtém os votos dos ricos e os votos dos pobres, para proteger só o que convém a alguns. E isto não porque se chamem fernandos ou carlas e tenham mais ou menos cabelo, menor ou maior idade. É porque Óis merece sempre todo o melhor e não, nunca, que alguns se julguem os melhores! São estes os tais pormenores da coisa!!! Ou os pormaiores da vida!

5 comentários:

OISINHA disse...

Lá vai desafinar a tuna, sé kalguma vez andiu afinada...

Anónimo disse...

São mais os menores k os maiores, axo eu...

Anónimo disse...

O ké kesta Oisinha tem contra a tuna e o ké k percebe de música? Cala-te pra lá...

Anónimo disse...

kem é k em Óis sabe escrever desta maneira, algum dos drs. e engº. da lista do ps ou algum jornalista kanda sempre por trás a manobrar. Ká para mim, é este, mas... em também n/ sabia kavia gente tão letrada e afinal à.

Anónimo disse...

Socorro!!! Dizem que até os patos já fogem de Óis por causa do Pires!
Coitados, se calhar ouviram-no dizer que as eleições lhe iam saber a pato!!! É que nem na água já se está seguro desde que começou a história das eleições! Será que vai haver debate entre a Dra Carla e o Pires?! E porque não há-de haver e bem ao vivo?!
Viram o Jerónimo Sousa no Avante? Quero um debate com todo aquele vigor! Mas por amor de Deus digam mais qualquer coisa!
Se isso acontecer, já há ausências certas! AS DOS PATOS!!!