09 setembro 2009

||| AS IMBERBIDADES DO PODER POLÍTICO LOCAL DE ÓIS DA RIBEIRA


A política tem as suas coisas e Óis, com as suas imberbidades e petulâncias, não foge à regra. Lembro-me, quando criança, ouvir meu avô dizer que determinado presidente da Junta era o melhor de todos os tempos. 
O meu avô dizia-me  que era muito amigo de e de... e citava-me dois presidentes da Junta antes do 25 de Abril que ainda eram vivos, os srs. Aires Carvalho e Armando Resende, mas que o sr. Isauro é que era bom.
Eu soube depois quais eram as razões porque ele dizia isso e que tem a ver com as reformas, mas, respeitando o meu avô, não vou fazer comentários.
Também não vou avaliar o que valiam ou não valiam as pessoas, mas os tempos mudaram e ser presidente da Junta antes do 25 de Abril e nos primeiros anos depois não é a mesma coisa, acho eu...
E é estranho que os primeiros presidentes nunca mais se tenham voltado a candidatar. Porque será? E porque é que outras pessoas de  Óis nunca se interessaram pela política?
Se repararmos bem, a luta política está reservada ao PS e ao PSD e às mesmas pessoas de sempre, directa ou indirectamente. Eu própria, praticamente só conheço o sr. Pires como presidente da Junta de Freguesia e não sei diferenciar entre o que seria melhor e pior, sendo ele ou outro.
O que eu acho, este ano, é que há uma luta pelo poder a todo o custo e com mudanças de partidos que são uma dor de alma. Sinceramente, eu não sei em quem irei votar.
CONCEIÇÃO
NOTA: O blogue Contra d´Ois aceita, como esta, a colaboração dos leitores. O contributo de Conceição, que por cá tem passado como poetisa, é um dos que tem lugar nesta casa. Aceitamos a colaboração de quem quiser, desde que se identifique e cumpra as regras de respeito e civilização que são devidas. Obrigado, Conceição.

3 comentários:

Anónimo disse...

O problema nãp reside no facto de tudo se reservar ao PS e PSD. Se assim não fosse, aí sim, íriamos pensar que alguma coisa não estaria lá muito certa. O problema, digo eu, é que há pessoas que por nada deste mundo querem deixar a cadeira do Poder. Recusam-se completamente a uma renovação, sujeitando-se até a atitudes ridículas que em nada os dignificam enquanto políticos e pessoas! E não se pense que existe divórcio entre estas e o político! Quer queiramos ou não, nós associa-la-emos à primeira oportunidade que tivermos à mão!
Eu não quero saber de PS nenhum e também não estou virado para o PSD ou qualquer outro partido. O que eu quero é que haja renovação e que a malta nova se entusiasme pela política,neste caso a de Óis.
Eu não consigo entender que no ano de 2009 haja pessoas que continuem a pôr em causa a capacidade da juventude! Claro, é muito mais cómodo deixar tudo como está e evita-se tanto trabalho e chatices!
Mas é também um ataque à nossa dignidade como pessoas e à nossa responsabilidade como cidadãos!
Também não quero acreditar que se lute pelo poder a todo o custo, principalmente quando falamos de Óis! Não se deverá esta azáfama, ao entusiasmo criado pelo resultado das últimas eleições?!
Porque será que de repente toda a gente quer saltar para a ribalta, sabendo mesmo que não vai ganhar coisíssima nenhuma?
Existe neste momento, uma ânsia que não se justifica e muitos irão fazer um exame de consciência (espero) quando toda a poeira acalmar.
Sempre achei que seria de bom senso integrar a juventude nas listas dos séniores! O problema é que estes, não só não abdicam como não estão minimamente disponíveis para integrações e renovações.
Será sempre assim enquanto se aguentarem na cadeira e também enquanto tiverem apoio das massas!
Por isso mesmo, continuaremos a ver Óis ficar para trás e a olhar para os outros como ponto de referência que, vá lá saber-se porquê, teimamos em não o querer (ou conseguir) ser!
E há tanta gente competente em Óis!
O Cusco

JR disse...

Quando a poeira acalmar eu acho que muita gente arrepender-se do que fez ou deixou de fazer e nisso eu concordo com o Cusco, já não concordo quando diz que continuaremos a ver Óis a andar para trás.
Se ele me deixar e embora eu não seja a pessoa mais conhecedora da realidade ribeirense, não somos nada dos que stamos mais para trás, olhem só aí para Espinhel. E também não concordo quado há tanta gente competente em Óis.
Alias, o Cusco entra em contradição, se há gente competente porque é que continuaremos a ver Óis ficar para trás? Então, é ou não é?

RIBEIRENSE disse...

Vai votar em quem, Conceição?