27 setembro 2009

||| A JUNTA DE FREGUESIA DE ÓIS DA RIBEIRA NO 25 DE ABRIL DE 1974




O presidente de Junta de Freguesia de Óis da Ribeira, quando se deu a revolução de 25 de Abril de 1974, era Aires Carvalho e Santos - que se vê na foto (já falecido). Tinha sido tesoureiro no mandato de 1955/59, era Armando Resende o presidente.
O seu executivo tinha tomado posse em 1972 e integrava o tesoureiro Joaquim Tavares da Silva (falecido) e o secretário Fernando Reis Duarte de Almeida. Substituía o de Armando Resende (falecido), que exercera funções de 1964 a 1967.
Os acontecimentos político de 1974 levaram à destituição do executivo, sendo substituído por uma comissão administrativa presidida por Isauro Carvalho e Santos e que incluía Arlindo Reis Duarte de Almeida e Hercílio Alves de Almeda.
Vejamos algumas curiosidades:
1 - O presidente da comissão administrativa (Isauro Santos) era sobrinho de Aires Carvalho e Santos.
2 - Arlindo Reis Duarte de Almeida (da CA) é irmão de Fernando Reis Duarte de Almeida (da JFOR, em 1974). 
3 - Hercílio de Almeida é primo de Isauro Santos.
4 - Joaquim Tavares da Silva era filho de Manuel Tavares da Silva, que foi presidente da Junta de Freguesia entre 2 de Janeiro de 1960 e 4 de Abril de 1962. Manuel Tavares da Silva que dá nome à rua que do vai do Largo do Centro Social ao Cruzeiro junto ao Café Nélson.
5 - Hercílio de Almeida é filho de Albano Joaquim de Almeida, que foi tesoureiro da Junta Paroquial Republicana, assim se passaram a designar as Juntas de Paróquia (actuais Juntas de Freguesia), imediatamente depois da implantação da República, a 5 de Outubro de 1910. Continuou como vogal no mandato de 1911 a 1914.
NOTA: Foto e dados recolhidos da
revista «Ois da Ribeira: A história,
as sedes e as Juntas»

1 comentário:

OIS DA RIBEIRA disse...

Não era o pai do António Berna e sofro de Manuel Soares? Razão tem o Contra d´Ois, a pol+itxca em Óis anda sempre nas mesmas famílias...