29 novembro 2009

||| AS VIRGENS OFENDIDAS E OS JACINTOS DA PATEIRA



O fim de semana em Óis deu para confirmar que não faltam virgens ofendidas com o que por vezes aqui dizemos, dando opinião, descomprometida e respeitadora. 
Pensavamos nós que - e que  me perdoe, quem tiver de perdoar... - mas era expectável que algumas figuras (ditas) públicas tivessem mais estaleca para a discussão pública, do aquela que demonstram.
As pessoas que gostam de se mostrar em público, têm, realmente, de ter personalidade e coragem para isso. Não é só aparecerem a espreitar uma oportunidade de subir ao trono e fugirem como ratos, quando a coisa não corre bem.
A nós, que até temos a mania de dizer coisas, dar opiniões, esgrimir paixões, a nós já nos chamaram tudo e mais um par de botas. A vida é assim: quem vai à guerra dá e leva, ninguém deveria chegar a meio e amuar, sentir-se ofendido e feito um coitadinho.
Ontem, por exemplo, passei pela pateira e vi o parque de lazer cheio de jacintos. Jacintos em terra, não os que habitualmente vimos na água. Como parámos por lá, para ir ver os patos (que afinal não vi...), acabámos por saber, da boca do único pescador que lá estava, que os jacintos estavam ali há mais de uma semana e que nibguém os tira.
Então, questionamos nós: alguma virgem se pode sentir incomodada se aqui perguntarmos porque é que a Junta de Freguesia ou a Câmara, ou lá quem é, não vem tirar os jacintos?
E se perguntarmos à malta da lista do PS que ainda há mês e meio se propunha dinamizar o projecto «Sábado da Freguesia» porque é que não foram lá ontem limpar os jacintos? Até era o último sábado do mês... - Ou será que não vão só porque perderam as eleições e agora Óis da Ribeira já não interessa?
E a Junta? A Junta de Freguesia não recebe 5 000 e tal euros por ano, da Câmara Municipal, exactamente para a limpeza do parque?
Ora, então, porque se ofenderão as virgens, digam-nos lá?

Sem comentários: