23 novembro 2009

||| MAIS DEPRESSA SE APANHA UM MENTIROSO QUE UM COXO...


A minha avó tinha uma sabedoria muito própria, que eu levei algum temp a entender - e só lá chegei muito para cá da adolescência. Era mulher de verdades absolutas e ai de quem a contestasse, que logo havia vime verde a saacudir-nos as pernas.
Dizia ela que sabia as grandes verdades deviam ser transmitidas de geração em geração, que numa família que honrasse a sua ancestralidade (esta aqui é minha, que ela dizia isto de outra maneira e nem devia saber o que isto quer dizer) numa família dessas, dizia minha avó, nunca as raízes deviam ser renegadas.
Já se vê que actualmente ninguém ou muito poucos pensam nisso. Mas estas coisas antigas, já se vê, ainda hoje são portadoras dos princípios que regem a vida. Uma das verdades mais dogmáticas de minha avó era dizer que «mais depressa de apanha um mentiroso que um coxo». Ai de quem, pois, dissesse alguma mentira. Mas ela nunca que quis explicar é porque me dizia que as criancinhas vinham de Paris no bico de uam cegonha! Afinal ela também mentia... E não era coxa!

Sem comentários: