26 novembro 2009

||| CARNE PARA CANHÃO NO MERCADO PROFISSIONAL



Aconteceram-me hoje várias coisas, que não são costumes. Uma delas, foi meterem-me uma cunha para um emprego. Vindo o pedido de quem veio, senti um enorme incómodo: era gente que pedia para jovem do primeiro emprego.
Confesso que nunca me senti tanto incómodo, até porque a situação apresentada era de uma delicadeza muito particular. Lá me defendi como pude, olhem lá vejam os anúncios dos jornais, vão ao centro de emprego, olhem aquele vosso familiar que trabalha em tal sítio, que talvez vos possa dar uma ajuda.
Que não, que já tinham feito tudo isso e que nos últimos dias já estavam cansadas de ouvir falar em especializações profissionais dos jovens, que não era bem aquele tipo de curso que precisavam, enfim, as desculpas habituais... e que o que agora se pede são profissões altamente especializadas, as chamada mão-de-obra do futuro.
O problema, tanto quanto me parece, é que andamos a licenciar cursos sem quaisquer perspectivas profissionais para as gerações jovens - que se fartam de queimar as pestanas e depois não conseguem chegar ao mercado de trabalho e, quando chegam, têm de aprender tudo diferente do que lhes ensinaram nas escolas.
A melhor solução, disse-me pessoa amiga, é essas malta pendurar os "canudos" e fazer-se  especializada em qualquer coisa, fazendo-se "carne-para-canhão" do mercado profissional.

1 comentário:

Pedro Penedro disse...

Outro atake aos engenheiros e doutores do PD, ó contra? Os jovens deviam era ser apoiados e n/ sempre criticados...