05 dezembro 2009

||| SUBIR NA VIDA A PULSO E EM CORDAS MÁGICAS...




Uma das coisas que mais nos azucrinou os ouvidos e a paciência, pela altura da da adolescência, era ouvir a santa da nossa mãe lembrar-nos algumas pessoas que, do ponto de vista dela, tinham subido na vida!
Houvesse um qualquer lapso nosso (e às vezes nem era preciso tanto...) e lá tínhamos de a ouvir: «Havias de ser como fulano (ou fulana), que subiu na vida, a pulso...».
De tanto ouvirmos isto arremassado à cara e à  inteligência... - e confessamos que não fomos a melhor peça, por essa altura... - sempre nos intrigou essa coisa de subir a pulso da vida. E imaginávamos alguém, com grande força de pulsos, a agarrar-se a uma corda e a subir, a subir... 
Mas vemos agora, já na fase adulta, como alguém sobe na vida, como gente oferece caixas de robalos a outros notáveis escaladores sociais - que também subiram a pulso e estudando abnegadamente em cursos mui difíceis, de mui independentes universidades. Será isso o que é subir a pulso na vida? Se calhar...
Pensando bem nas cordas que a vida nos traz, fica-nos esta interrogação: onde poderíamos nós arranjar algumas cordazitas mágicas para escalar a vida a pulso?

Sem comentários: