16 junho 2011

||| OS SENHORES DOUTORES JUIZES DO COPIANÇO...

Tive há semanas de ser testemunha no tribunal e colhi muito má impressão do juíz e dos advogados - quer do da defesa, quer do da acusação. E simpatizei com a procuradora, que achei madura, tecnicamente competente e matreira, no rol das questões que me pôs.
E aqui deixem-me fazer uma declaração de interesses, pois fui testemunha abonatória do acusador, estava portanto muito à-vontade.
Hoje, a ver o telejornal, aparece aquela história de uns cavalheiros e de umas «cavalheiras» candidatos a juízes que foram apanhados em "copianço generalizado" num curso de auditores de Justiça do Centro de Estudos Judiciários.
Lembrei-me logo do julgamento, do qual guardei imagem de um juíz muito mal preparado e de dois advogados ainda piores. Bem piorzinhos!!!
Mas a notícia do dia tem a ver com o tal copianço e a anulação do teste - acabando todos os srs. futuros juízes, os prevaricadores, por serem classificados e admitidos com a dignificante nota de 10 valores.
Acho isto extraordinário e não pela melhor das razões.
Como é que eu reagirei quando, se tal vier a acontecer, numa sala de tribunal o juíz me perguntar se juro dizer a verdade e só a verdade?
Juro tal e tal e pergunto-lhe se ele é desta fornada de juízes do copianço?
Ai, meu Deus, ao que chegámos..

2 comentários:

joao de miranda m. disse...

Brilhante, também.
Abraço.

Anónimo disse...

Realmente, brilhante-.
Pensa-se bem, na província.