19 junho 2011

||| UM SÁBADO EM ÓIS DA RIBEIRA, A VER SEMENTEIRAS E FALAR COM PESSOAS...


O meu fim de semana teve volta por Óis. É sempre bom voltar à terra, faz-me bem visitar parentes e amigos, dar uma voltinha pelo Santo António e deitar os olhos sobre as águas da pateira, com os braços pousados nas barras dos passadiços que se aventuram pela água adentro.

A volta dá sempre para saber novidades da malta, dos seus dizeres e desdizeres. Ou maldizeres!! A gente de Óis, sendo geralmente gente porreira (porreira, pá!!!...), gosta, todavia, muito de mandar umas bojardas contra os ausentes. Eu conheço bem algumas dessas rêses. Gostam de cortar na casaca mas «roubam-nos» a voz com que deveriam assinar o seu veneno. Só falam de costas!
Gostei, particularmente, de ver as terras cultivadas e o parque da pateira limpo! Até meti conversa com uns casais de estrangeiros, que por lá merendavam e bebiam vinho branco, do carrascão!!!! Até me ofereceram.
Voltando às actividades agrícolas, agradou-me ver as sementeiras e plantações. E não ver, como antes de via, as ruas estrumadas dos dejectos dos animais - principalmente das vacas. Perguntei até quantas vacas haverá em Óis da Ribeira, sem serem as das explorações leiteiras. Não haverá mais de meia dúzia, disseram-me.

Óis da Ribeira, este fim de semana, pareceu-me mais bonita! Vá lá saber-se porquê! Nem ouvi dizer mal da Junta, nem do barulho do sino, nem das associações, nem soube de mais assaltos - o que é bom!
Será que a mudança de governo tem alguma influência nisto? Claro que não. Os meus olhos é que andaram ontem mais sensíveis.  

Sem comentários: