28 fevereiro 2008

||| AS SALAS DE ESPERA!!!


A doença da cria mais nova cá de casa, levou-me hoje à sala de espera do SAP. Sala de espera é um conceito curioso. Porque é exactamente aquilo que o nome indica: a malta vai para uma sala e... espera. Pois...
Espera até que nos venham chamar. Não tem nada a ver com as salas de estar - nas quais podemos sempre optar por não estar, muito embora elas continuem a ser designadas por sala de estar. Nas salas de espera não há hipótese. Temos mesmo que esperar, caso contrário estas não fazem sentido.
Gosto das salas de espera. Gosto de passar lá eternidades. São uma verdadeira fonte de inspiração.Se estou à espera de uma consulta médica na sala de espera costumo olhar para a malta que espera comigo e imaginar que tipo de doenças eles terão.
A experiência é muito mais rica dependendo da especialidade médica em questão: se estou no dentista olho para o gajo à minha frente e imagino o estado putrefacto das suas gengivas. Se estou no dermatologista imagino que o tipo deve passar umas noites tramadas a coçar-se que nem um animal. Se estou no oftalmologista consigo topá-lo a fazer um esforço para ler, incompreensivelmente por falta de visão, um relatório que determina que ele e toda a sua equipa serão despedidos no próximo mês.
As salas de espera das empresas também são altamente produtivas: nelas vejo a secretária que não tira os olhos do patrão; o escriturário que tem fantasias sexuais com um marcador luminoso; o paquete excitado com a executiva; a executiva a querer dar para quem passa. Enfim, um verdadeiro ecossistema de javardice impronunciável.
Mas é nas salas de espera da Função Pública que a coisa atinge o nível do nirvana: não se passa nada. Nada mesmo. Até se tem alguma dificuldade em perceber se aqueles seres atrás do balcão têm funções respiratórias.

É a sala de espera em todo o seu esplendor!!! Até que nos chamem pelo nome ou pelo número da senha!!!

Sem comentários: