21 fevereiro 2008

||| OS MELHORES DE ÓIS DA RIBEIRA E O CONSUMISMO!!!


Hoje, o que já não em acontecia há muito, muito tempo, fui almoçar a um restaurante de leitão de Águeda. Nas Almas da Areosa! E dei-me a falar com um antigo companheiro da Marques de Castilho, que eu não via vai para 15 anos!!!
Fiquei admirado com o que ele sabe da actualidade de Óis da Ribeira, por exemplo falando-me de Ângela Raquel Santos, uma conterrânea nossa que eu não conheço e que foi a melhor aluna da Escola Secundária Marques de Castilho. A minha escola!
Depois, evoluímos para o actual momento consumista, muito maior que antigamente e que eu, cá para nós, tenho andado a observar. Por exemplo, a pensar nos empregados dos supermercados das grandes superfícies. Imagino-os, antes do fecho diário, com um carrinho, a pôr nos seus lugares centenas de produtos que a clientela vai abandonando negligente e compulsivamente aqui e acolá. O que levará alguém a abandonar embalagens de carne na secção dos cereais, sabonetes junto aos congelados ou casacos de criança no corredor dos doces? Que força oculta impele a clientela a deixar prateleiras caóticas?
O produto lá do fundo é melhor? Que razões impede aquela gente a não apanhar do chão o que deixam cair? Possivelmente, haverá em tudo isto alguma mesquinha vingança (eu pago, tu arrumas...), uma arrogância mal educada por tudo o que seja alheio às paredes das assoalhadas onde vivem, o sabor da impunidade (ninguém nos está a ver...) ou a preguiça não assumida? Vendo bem, nem é preciso ir tão longe.
Basta sair à rua e está lá isto tudo.
Ontem, no corredor dos detergentes, uma conterrânea das que botam cartola em dias de festa, filha de político local não eleito e dono de prosa muito televisiva, deixou aberta uma embalagem de amaciador da roupa que lhe caiu do carrinho. Olhou, não viu ninguém e voltou a pô-la na prateleira. E é quem?! É mesmo de Óis!!! Parabéns à Ângela Santos,a tal que eu não conheço e é a melhor aluna da minha escola! EStas é que são boas!!!

Sem comentários: