28 novembro 2009

||| AS ÉPOCAS DA CAÇA AS VOTOS E AOS TACHOS



A blogosfera tem os seus encantos e permite observar serenamente os interlocutores da cousa pública e/ou analisar uma boa capacidade argumentativa.
Apreciamos particularmente o espírito das antigas polémicas, como as de Oliveira Martins com Eça de Queiroz, que tantas pestanas me obrigaram a queimar, em tempo de aulas. Mas parece que essa idade de ouro das polémicas, bem argumentadas e derimidas, já foi chão que deu uvas e parece irremediavelmente em crise, (mal) substituídas pela estridência televisiva que pouco ou nada favorece a reflexão. Ou pela acutilância envenenada de uns quantos que se alapam na blogosfera.
O que tem isto a ver com Óis da Ribeira?
Ora, com televisão, nada... Ou com a blogosfera! Mas todos estamos lembrados da troca de argumentos que alimentou o recente acto eleitoral local que, longe, muito longe de regenerar quaisquer ideias, antes alienou sinergias - das tão poucas que a freguesia tem e tão prejudicadas foram por discursos políticos com pouco sentido crítico, embora criticassem. Mas notoriamente alienáveis e alienados, diríamos mesmo que claustrofóbicos.
E o que se seguiu a isso? Zero!
Esse tipo de discursos é notoriamente usual em tempos eleitorais e depois esquecem-se. Retornam em época seguinte de caça aos votos. E aos tachos!

1 comentário:

Pedro Penedro disse...

O Contra anda filosófico de + e de ideias algo confusas ou é impressão minha? Axo k ea tempo de deixa de falar de política...