19 janeiro 2010

||| BOM DIA, NUM PAÍS EM QUE ESTÁ TUDO MALUCO...


Fui ao médico, com horas de espera no consultório. Deu para ler aquelas revistas já velhas de anos e o Expresso, onde dei conta de uma notícia a dar conta das verbas "extraordinárias" que a Segurança Social paga indevidamente. Interromperam-me a leitura: «Bom dia!...».
Era uma senhora, com uma filha pela mão.
Comentei com ela a história que eu lia: uma mulher tinha sido despedida e entregou os papéis a requerer o subsídio de desemprego. Só que, entretanto, fez um acordo com a empresa e voltou a ter trabalho. E foi ao centro de emprego para anular o processo - onde lhe disseram que tinha de ir de à segurança social. O processo dela já lá estava. E lá foi ela.
A funcionária que a atendeu não podia ser mais atenciosa. Resumindo, o processo já tinha sido despachado e ela iria receber o primeiro mês do subsídio de desemprego. Prestimosa, acrescentou-lhe que depois o teria de devolver. Mas a prestações.
Que não, que o devolveria mal o recebesse, que assim deveria ser e assim faria - reagiu a ex-desempregada.
Só que a funcionária pública, sempre muito  prestimosa, fez questão de lhe sugerir que, como era devolvido em prestações e sem juros, sempre poderia aproveitar o dinheirinho para o gerir como quisesse, até que liquidasse a dívida, aos poucos.
É este o país que temos!
Saí da consulta e disse bom  dia à senhora, na sala de espera. «Bom dia...», respondeu-me ela. Não sem comentar que «este país está é maluco!». E tem razão! Toda a razão do mundo!

Sem comentários: