15 janeiro 2010

||| VOYEURISMO E EXIBICIONISMO NOS BLOGUES


Uma amiga minha, que por aqui me lê e deixou de comentar, gaba-me a pachorra de todos os dias aqui escrever. E hoje, sem querer, deu-me o motivo para o tema de hoje: uma teoria mais sobre os bloggers e a blogosfera.
“A blogosfera”, dizia ela na hora do almoço, «é um antro de exibicionistas e voyeurs». «Basta irmos à origem do conceito de blog, onde alguém decide expôr a privacidade do seu dia a dia numa página de internet, para percebermos que cada blog é uma extensão virtual da vaidade pilantra de quem os edita», disse ela.

Calei-me e em silêncio me fiquei, da surpresa.
E ela continuava: «O blog só é um fenómeno com cada vez mais adeptos porque a televisão despertou o interesse generalizado pelo voyeurismo idiota, de gente que não tem interesse nenhum e que esconde atrás de um blog as suas vidas vazias e desinspiradas».
Aqui, senti uma mordidela nas canelas.
Ela deu um gole na taça de vinho branco e continuou: «Para mim escrever um diário, ou um poema, ou outra porcaria qualquer na internet é um acto exibicionista. Se não o fosse as pessoas não teriam a necessidade de mostrar aos outros. Do outro lado tens os voyeurs: tens imensos deles sempre a comentar o que está escrito, fora os que só lêem e não dizem nada…».
Irritei-me!
Depois, pensei mais seriamente no que ela tinha dito. Tinha acabado de me rotular de exibicionista e voyeur (também leio uns blogs de vez em quando, embora não goste de deixar comentários). 
Então decidi responder-lhe. Mas como? Levantei-me calmamente, vesti o sobretudo e virei-me para trás: «Então e porque é tu que tens um blogue?».
Ela corou-se um bocadinho e eu ri-me da pirraça aque lhe fiz. Afinal, qual de nós tinha mais razão, era mais exibicionista e menos voyeur! Bloguei-a e prontos! Quero dizer, bloqueei-a!
Ahora dei am volat pelos blogues e sites de Óis e acho que ela não tem razão nenhuma.

Sem comentários: