A evolução das sociedades está intimamente ligada à maior aptidão dos seus cidadãos: quanto mais talento e inteligência existirem, maiores são as suas probabilidades de terem êxito.
As sociedades que percebem esta verdade óbvia, e que investem para tornar os seus cidadãos mais aptos e competentes, são aquelas que apresentam níveis de desenvolvimento mais elevados.
Em Portugal, a lei do mais apto tem uma aplicação que remonta à época medieval: normalmente, os considerados mais aptos não são nem os mais inteligentes, nem os mais talentosos, nem os mais experientes, nem aqueles que poderiam fazer a diferença.
A aptidão em Portugal depende muito do nome de família e da filiação partidária. Como as aptidões intelectuais e o talento não são coisas que se transmitem de geração para geração, temos sempre os mesmos nomes em sectores-chaves da economia e da política. Valham alguma coisa, sejam muito bons ou não não valham nada de nada.
Portugal não é um país, é um negócio de famílias e de políticas e Óis da Ribeira não é coisa muito diferente. Basta olhar para quem desde o 25 de Abril exerce cargos políticos. Sempre os mesmos, ora do PS, ora do PSD. Há ribeirenses que não conhecem outra gente no poder que não a mesma que já lá estava quando começaram a votar. Uns no poder, instalados e refastelados; outros, a quererem sentar-se na cadeira do dito - nem que para isso tenham de mudar de partido, ou criem listas independentes. Como acontece frequentemente. Alguns são como os camaleões! São escorpiões!
4 comentários:
Caro Contra.. há muito tempo que não dáva aqui uma espreitadela e achei piada a este post!!! Ou não fosse eu escorpião!!! :) Bem.... mas o que quero sugerir é o seguinte: Não poderá este blog ou os posts terem uma forma de permitir a sua partilha via facebook! Teria muito gosto em por vezes partilhar alguns deles na minha página do face!
Cara dra. Carla:
Poderá partilhar os posts do Contra sempre que quiser.
Copia o enderço e cola-o na janela «em que está a pensar» do facebook.
Costumo vê-la por Aveiro.
Saudações ribeirenses
Curioso, a dra. Carla vir comentar ao blog e ainda apor cima ser escorpião, olhe que faz falta à política de Óis, por onde é que tem andado que ninguém a vê?
Caro Contra:
Tenho anadado por aí... Infelizmente não tanto em óis como gostava ou como alguns talvez gostassem (como os meus pais9, pois outros talvez não gostem assim tanto de me ver por lá. Ando sempre muito ataregada entre as políticas, o rotary e por aí fora... já agora... se interessar e como já fiz "história" em Óis por ser a primeira candidata mulher a Presidente de Junta, fica a saber que no próximo dia 4, segunda feira, tomarei posse como primeira presidente mulher do Rotary Club de Aveiro! Não é uma junta de freguesia, mas desta é que é... vou ser Presidenta!!! :D
Bem haja!!!
Enviar um comentário