25 agosto 2011

||| IMPOSTOS, ANALGÉSICOS E FALTA DE GENTE RICA...



A TV de ontem deu a notícia de que empresários franceses se auto-propuseram a pagar um imposto especial sobre os ricos, como forma de ajudar a aliviar o défice financeiro do Estado. Olhem se a moda pega em Portugal!!!! E em Óis!!!
Em Óis não daria para grande coisa, pois não há gente rica que se veja, embora alguns gostem de se mostrar com bons carros e boas casas, férias no estrangeiro e outros etc´s. Nem há empresários que se vejam, tanto quanto eu sei, pelo que tal imposto não passaria de um mero analgésico para o que quer que fosse.
A coisa dá, todavia, para questionar a que se poderia destinar, particularmente em Óis, um tal contributo dos ricos.
- Daria para a Junta construir os sanitários da pateira, já que a Câmara não dá a guita? 
- Daria para se arranjar o polidesportivo da Arcor, antes que o mandem implodir?
- Para concluir a rede de saneamento, para que todos os ribeirenses sejam iguais e não uns de primeira e outros de segunda?
- Para tapar os buracos das ruas, antes que neles caia alguém?
- Para subsidiar a secção de canoagem, que tanto precisa de barcos, de pagaias e de participar em provas?
- Para subsidiar mais acampamentos na Palhaça, antes que a malta esmoreça e dê à sola?
- Para a Tuna comprar mais instrumentos, para animar a malta?
O imposto aos ricos numa terra como Óis, repito, teria apenas o efeito de analgésico e, por outro lado, as revoltas sociais não justificam ser comparticipadas. Razão porque nem vale a pena pensar em tributar os mais ricos. Não é preciso.

1 comentário:

Anónimo disse...

Ao ler este comentário, fico com a ideia que o dinheiro destinado à Junta de Óis antes de ser utilizado vai tomar banho à Pateira, mas como não sabe nadar vai ao fundo....