27 agosto 2011

||| VÃO PARA A MÃE QUE OS PARIU...



A receita «os ricos que ajudem a pagar a crise» não pegou de estaca. O partido do governo, tão ágil a malhar nos bolsos dos contribuntes pobres, veio ontem alegar que não quer entrar em competições para decidir como tributar as grandes fortunas e, por isto mesmo, vai pensar, reflectir, estudar a coisa para depois decidir.

Espanta-me, ou talvez não, que justamente quando foi para onerar o bolso da rapaziada, em geral, não tivesse essa preocupação e mãop fosse tão prudente. Até parece que já tinha tudo estudado, reflectido e pensado tudo. Era para malhar nos pequenos, malha-se. No IVA e no subsídio de Natal. E em tudo o que estiver à mão: no pão, na gasolina, no gás, por aí fora. E toca de emagrecer os subsídios sociais, nas reformas, nos medicamentos, na saúde (em geral), às associações de solidariedade e a tudo o que cheirar a pobre.
Quanto às grandes fortunas, o melhor é pensar, reflectir e estudar, nada de tomar medidas apressadas. Dizia-se no meu tempo de escola, por outras palavras (mais vernáculas), mas quando se queria tratar alguém de menos bem: vão para a mãe que os pariu.

No fundo, são todos iguais, essa rapaziada que da política faz profissão. São bons cozinheiros e arranjam bem os seus tachos.
O cartoon é de Henrique Moreira

Sem comentários: