03 agosto 2011

||| PRESUNÇÃO E ÁGUA BENTA....



O adágio popular «presunção e água benta, cada um toma a que quer» assomou-se-me à ideia ao ouvir uns certos senhores que, não me parecendo excessivamente fora do comum, às vezes se fazem sábios.  
Qualquer pessoa percebe que há uma grande diferença entre mandar bitaites sobre educação e gerir o sistema de ensino. Ou, num qualquer lado, fazer circular projectos de intenção e, aos poucos, protegendo-se em autoridade adquirida mas temporária, passar a fazer asneiras atrás de asneiras.
Há uma diferença enorme entre gerir a coisa pública ou a instituição privada.
Um sistema de ensino com milhares de escolas, dezenas de milhares de professores e centenas de milhares de alunos não se gere como se fosse a tasca da coxa e com frases soltas e feitas. Uma Câmara Municipal com centenas ou milhares de empregados não se governa com candidaturas e brochuras eleitorais, à espera da massa que vem (ou não) do Governo Central. Uma Junta de Freguesia não se administra com protocolos que se assinam, ou não se assinam. Nem com bitaites, por muitos «poc´s» que tenha. Uma instituição não se potencia de chicote na mão, nem sobranceiramente erguendo espadas sobre tudo o que bule. Uma empresa não cria riqueza e lucro, se desprestigiar o seu próprio capital humano.  Uma Igreja será menos social, se ignorar a sua própria doutrina!
Por estas e outras, as coisas vão ficando mais pobres!

Sem comentários: