02 agosto 2011

||| PRIVADO E PÚBLICO, O DIABO JÁ ESCOLHEU..


O  aumento «colossal» do preço dos transportes para a rapaziada de Lisboa e arredores não me incomoda nada. Acho mesmo que devem pagar. Porque raio é que devo eu  - e todos os provincianos deste país falido... - subsidiar os transportes dos senhores da capital, do Porto e todas as cidades que têm transportes públicos? Também não consigo perceber - mas, vá lá, talvez o defeito seja meu... - a revolta do mundo sindical contra a privatização e o fantasma dos privados. Leio no Público o que se diz sobre o aumento da FERTAGUS, em Lisboa para o sul, onde explora o comboio da ponte. Compara-se esse aumento com o aumento das empresas públicas e percebe-se que talvez o privado não seja tão glutão como o Estado. E é verdade que a FERTAGUS dá lucro todos os anos e envia para o Estado  milhões de euros em impostos. Se pusermos lá uma empresa pública, decerto vai dar prejuízo. Olhem a CP, a Transtejo, a Carris, os Metros de Lisboa e do Porto, a desgraçada da MOVEAVEIRO e por aí fora.
Aqui entre nós, olhem também para a ADRA, que distribui água a custos exorbitantes, que triplicam e quadriplicam os SMAS e nos serve bem pior. E o que é a AdRA,o que é? É uma empresa pública.
Por falar em distribuidoras, vem-me à cabeça a distribuição alimentar, que é privada. Privadíssima. Pois sabem quem são o segundo e o terceiro homens mais ricos do país? Olhem a ironia: são os donos das duas maiores distribuidoras nacionais. E a distribuição alimentar é 100% privada. Pensam bem nestas coisas. O diabo já escolheu.

Sem comentários: