22 outubro 2012

||| OS COBARDES DÃO À SOLA...

A governação tem de prestar contas do que faz, mas com as engenharias contabilísticas que todos sabemos ser possível realizar, até é capaz de ser herói, na hora de as prestar, e sair  em ombros, cavalgando na inépcia de quem devia agir e na inabilidade crítica de quem tem esse poder - o de fiscalizar e interpelar. Estas coisas têm um nome: cobardia. E outro: traição. E ainda outro: batota.
Chamar cobardia ao que se vê fazer à governação, é simplesmente.... simplificar. Simplificar o raciocínio e encolher os ombros.
O caso é mais grave.
A governação prometeu e não cumpriu. Nem vai muito provavelmente cumprir.
A governação está cheia de politiqueiros que baseiam os seus mandatos na demagogia e no atrevimento. Na ousadia irresponsável que se torna inconsequente e incompetente. O que diferencia esses governantes da verdade é testado no que eles próprios escreveram e prometeram, de viva voz ou em papel.
O mero facto de alguém se convencer que é governante só porque passou por uma governação, não o faz tal coisa. Assim como - e aqui o Contra penitencia-se... - quem passou uma vida inteira sem nunca ter assumido responsabilidades governativas, não é a melhor autoridade sobre a matéria governamental, nomeadamente porque não dá, expressamente, utilidade e desenvolvimento ao que apregoa. Por isso, Deus nos abençõe e os homens nos perdõem.
Mas não fará, o Contra, o papel de cobarde político, nem de intriguista, nem demagogo pretensioso - convencido, alguma vez, que o seu papel será o de mentir, aldrabar ou ficcionar a realidade governamental, sem que lhes peçam responsabilidades. Governadores, como todos sabemos, há muitos. Como acabo de ouvir a Luís Fazenda, do Bloco, há gente, supostamente governante, que tem dupla personalidade. E, acrescentamos nós, com derivas ficcionais e malabarismos que não potenciam, antes fragilizam, quaisquer projectos governamentais - por muito afilhados que sejam e padrinhos tenham.
Há gente que, aos esturros dos seus governos, dá à sola e... foge! São cobardes!

3 comentários:

R A A C disse...

Tradução: O governo já acabou mas ninguém quer ficar com o ónus de ter lançado o país no caos.

Anónimo disse...

Quase me dá um aperto na alma, mas ... volta Sócrates que estás perdoado, é o que me apetece dizer. Tem razão, n/ se é governador só porque se assumem responsabilidades governativas e de diz uma coisa e se faz outra, aonda ontem com aquqle his
oria dos cortes nos suplementos sociais, pelo amor de Deus.

Anónimo disse...

Alguns já foram borda fora e outros se seguirão, mas lá continua o Relvas...