27 novembro 2006

||| O PAI NATAL

Se há figura duvidosa no imaginário infantil ocidental é o Pai Natal. Um velhote que vive sózinho no Pólo Norte 12 meses por ano, onde um grupo de duendes lhes fabrica os brinquedos em horários laborais inexplicáveis... Depois há a questão das renas, sendo a mais conhecida a rena Rudolfo, que tem por característica um nariz vermelho.
Nunca nenhuma criança se pergunta porque diabo é que precisamente aquela rena tem o nariz vermelho. E ainda bem, porque senão os paizinhos teriam que explicar que é alcoólica, que afoga no alcóol a frustração de ser a preferida do Pai Natal - por razões que a tradição popular explica, mas aqui não dizemos.
Finalmente, a questão das prendas. Partindo do princípio que «não há almoços grátis», porque raio é que o Pai Natal oferece presentes às criancinhas? Qual a razão que o leva a agir desta forma? O que é que ele ganha com isso? É caso para perguntar aos paizinhos como reagiriam se um estranho desatasse a oferecer, todos os anos, prendas às suas criancinhas? Podemos sempre alegar que o Pai Natal não é um estranho, mas… já alguém o conheceu pessoalmente? Já foi lá a casa jantar à vossa mesa? Deus nos perdõe pela «maldade» deste falr do Pai Natal!

Sem comentários: