20 novembro 2006

||| O SALÁRIO MÍNIMO NACIONAL E AS SUBVENÇÕES DO ESTADO AOS PARTIDOS

Fiz umas "contas" sobre os 400 euros que anunciam como provável próximo salário mínimo nacional e cheguei a um valor de subvenção anual do PS. Porque ainda estou em dúvida se as contas estão certas, tal os montantes retirados do OE, só as fiz para o PS.
O favor que peço a um qualquer professor de matemática é se se importa de resolver este problema simples: sendo que o salário mínimo nacional "vai" para 400 euros e que o PS obteve 2 588 312 votos nas últimas legislativas; sendo que a subvenção anual a pagar pelo Orçamento do Estado é de 1/225 do SMN mensal; é verdade que o PS passa a receber por ano o montante de 4.658.961 euros?
A ser verdade, temos ainda que o PSD teve 1.653.261 votos, o PCP/PEV 433.243, o CDS/PP 416.415 e o BE 364.909. É só multiplicar para ver quanto recebem... Começa a perceber-se porque todos os partidos se calam quando se fala de aumento do salário mínimo nacional.
Salário mínimo que, mesmo em 400 euros, pouco dará de comer a quem o recebe mas será mais um sorvedouro das despesas do Estado em altura de crise. Ou continuamos na aplicação das regras em dualidade de critérios como as que estipulam a entrada em vigor das reformas dos deputados só a partir da próxima legislatura e a entrada imediata para todos os "outros civis"? Que país é este?: o dos portugueses de primeira classe e os outros?

1 comentário:

d´OIS POR DOIS disse...

Tenho o meu kodac avariado se não também ia...