23 outubro 2008

||| CASTANHAS UCRANIANAS!...


Gosto muito de castanhas e estamos a chegar ao tenpo delas. Esta manhã, chegou-me a surpresa, peerto da praça do peixe: «Olha a castanha bonita... quentes e boas... ó freguês!»
Parei para ver e regalei-me com o cheiro da castanha assada e não hesitei em levar uma cartuchinho delas, feito de papel de jornal!
O mais estranho é que a senhora que as estava a vender é... ucraniana. Como é que isto é possível?
As assadeiras com os seus pregões às esquinas das ruas mais movimentadas, embrulhando-as em papel de jornal, com sotaque do leste? Pois foi o que me aconteceu! Comentei isso com a minha mãe e ela fartou-se de rir. mas lá me craavou para dar uma saltada a Óis, com metade do cartucho. E não é que até bebi vinho com seven-up, a comer castanhas??
E pediu-me a minha mãe para eu ver se arranjava castanhas cruas, para acompanhar um assado ou fazer uma excelente sobremesa, se forem cozidas e misturadas com mel!

Sem comentários: