13 novembro 2006

||| A SAÚDE QUE É DE BORLA MAS, AFINAL, NÃO É GRATUITA E AS PROMESSAS DE SEMPRE EM NOITE DE NOVEMBRO

Não vou escrever sobre o brilhante anúncio da PT nem reflectir sobre a diferença entre o que é grátis e o que nos sai à borla. Mas tenho termo para distinguir o dinheiro ganho pelo vencimento com o dinheiro ganho no jogo. O primeiro gasto-o com cuidado, o segundo esfuma-se num instantes por ser... “dinheiro macaco”.
A Constituição da República determina a gratuitidade dos serviços de saúde. É, pois, suposto que os serviços gratuitos são acessíveis aos que têm muito e aos que têm pouco, não são recusados a ninguém, independentemente do custo de um tratamento.
Isso é um serviço de saúde gratuito.
É gratuito mas não é à borla
, tem custos - custos suportados pela sociedade através da arrecadação de impostos. Talvez mereça a pena recordar o que significa borla e para isso reproduzo o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa:

- Borla s.f. (1858 cf. M5): 1-calote passado em prostituta; 2-P B PE ajuda (para gozar um prazer ou aproveitar gratuitamente um serviço) “conseguiram uma borla para entrar no teatro”; 3-MOÇ falta do professor a uma aula: “tivemos uma borla a matemática hoje”; à ou de b. 1 P B PE infrm. de graça; sem pagar “viajar de borla.” 2 p.ext P infrm. muito barato “este almoço foi de borla!”.
Vejamos agora a palavra grátis:
- Grátis adj 2g 2n (1502 CDP 1 33) 1 de graça, gratuito “entrada grátis.” adv. 2 de graça, gratuitamente “come-se grátis naquele local, se conheceres o dono; ” ETIM at. Gratos "de graça, sem custo".

Há alguma diferença epistemológica entre ser gratuito e ser à borla e a maior parte das opiniões enquadra-se mais no conceito de “borla”. Não há português, mesmo entre os que se escapam aos impostos, que na hora do debate não defenda a gratuitidade, pouco importa que os impostos que pagam compensem o que recebem, ou que os recursos que podem ser arrecadados através dos impostos sejam limitados, o que importa é que a saúde seja à borla, que tenhamos a sensação de que não pagamos nada, de que ninguém pagou nada.
Gratuitidade significa solidariedade social.
Borla significa irresponsabilidade social.
2x3: Mandaram-nos recado, sobre o poste de ontem, pelo correio electrónico:
a Arcor festejou o S. Martinho. Muito bem! Damos a mão e felicitatamos a associação.

1 comentário:

d´OIS POR TRÊS disse...

De borla, querias tu...
Ó homem, de brola ja nem a água da torneira.