09 junho 2008

||| FUTEBOL, FÁTIMA, FADO E SÓCRATES...


O marketing de José Sócrates, como todos sabemos, é imbatível. A sua Central de Comunicações funciona com uma perfeição invejável, bem comandada pelos dois especialistas de serviço: Augusto Santos Silva (Ministro dos Assuntos Parlamentares) e Pedro Silva Pereira (Ministro da Presidência). Pena que nas restantes áreas de governação, o executivo não tenha uma acção tão denodada, mas antes uma incompetência gritante. Todos nos vamos queixando, incluindo muito boa gente socialista!
Isto vem a propósito do futenol e da forma como a Comunicação Social transformou as "nossas" actuais preocupações, numa só: o dia-a-dia da selecção nacional ! Todos gostamos de ver a Selecção a jogar e a ganhar. Mas isso ocuparia 90 minutos de vez em quando. Em vez disso, a CS bombardeia-nos diáriamente com o autocarro, com a chegada ao hotel, com as manifestações em Neuchatel, com o tornozelo do Ronaldo e o pulso do Quim...
Entretanto o país vai afundando ao ritmo dos golos. Que anda a fazer o Manuel Pinho que se ausentou da reunião em Bruxelas onde se discutiam as suas próprias propostas? Que anda a fazer Teixeira dos Santos para além de se "enganar" repetidamente nos indicadores económicos (sempre a seu favor, está visto). Que anda a fazer a Ministra da Saúde que desde o dia em que substituiu Correia de Campos, desapareceu. Alguém sabe quem é José António Pinto Ribeiro e o que ele anda a fazer ?
E depois do futebol que se irá manter por uns meses, com as preces do governo para não serem já excluídos, virá a época balnear, a "silly season", onde nada acontece que melhore a vida do cidadão. O tempo vai passando e o pessoal vai vendo futebol. Antes era mais fado e Fátima. Os efes de uma nação explorada por uns quaisquer chico-espertos.
Temos então o país real dos desempregados que não páram de aumentar, das maiores diferenças salariais da Europa, da emigração de pessoal qualificado, dos impostos a crescer para aguentar a despesa também a crescer que suporta as mordomias do Estado e dos seus dirigentes, dos dois milhões de portugueses a viver no limiar da pobreza.
Temos, por outro lado, o país virtual de Sócrates em que se vive melhor que há 3 anos, onde quase não há desemprego, e principalmente (deveria repetir umas mil vezes...) o défice está abaixo dos 3% !
Desculpem.... Temos afinal a Selecção a jogar, para ganhar e para fazer esquecer as mágoas. Haja golos e Selecção, que o resto é canga para os que já estarão habituados. Muitos mas não todos. Muito menos eu, que pouco ligo ao futebol e só vejo a selecção! Mas não a da bola! Deus me livre!!!

Sem comentários: