12 junho 2008

||| O GOVERNO REAGIU COM A ESTRATÉGIA DE POLÍTICO ESPERTO E PACIÊNCIA DE SANTO...


Fui dos muitos portugueses que, ontem, foram a a correr às bombas de gasolina, para encher o depósito, não fosse o diabo tecê-las: 50,26 litros, ou 72,2 euros!!!!... - Não me lembro de alguma vez ter metido tantas notas de euro dentro do depósito!
Esta brincadeira, e já caminho de casa - e, vejam lá, vinha a ouvir o relato do Portugal, três, República Checa, um, no rádio... - pôs-me a pensar em como os transportadores rodoviários têm um problema grave. Por outro lado, os patrões dos transportes rodoviários cortam estradas, ameaçaram e impediram quem queria trabalhar, incendiaram camiões como represália e riem-se nas barbas das forças de segurança da impunidade com que afrontam o país.
O problema não é tanto (apesar de não deixar de ser um problema sério) tratar-se de um desrespeito pela lei é que não é um desrespeito qualquer, é a ameaça de paralização do país e de uma gravíssima situação política e social.
O Governo reagiu com uma tolerância de santo, o que não seria de todo grave se isso não desse asas à chantagem e não obrigasse a negociar e a resolver os problemas em pior situação.
Claro que o Governo não deve cair no extremo oposto que alguns sugerem e percebe-se com que objectivo, e que seria o de declarar o estado de excepção no país ou de reprimir desproporcionadamente. Mas quanto mais tarde recorrer à firmeza na imposição da lei mais difícil será impô-la e maiores os custos poderá ter de suportar.
Como ontem dizia, vamos esperar pela segunda-parte! Ou até pela terceira!!!
Eu é que, mesmo com o depósito cheio, já abdiquei da projectada viagem à Figueira da Foz e se for para ir à praia, vou ali à Barra. E é um luxo!!!

Sem comentários: