04 junho 2008

||| O FUTEBOL, O FC DO PORTO E OS MENINOS MAUS...




O futebol não é propriamente a coisa que mais me atraia mas recordo, enfim, com alguma nostalgia, o primeiro jogo que vi: no estádio das Antas, num jogo internacional com um clube espanhol, cujo nome não lembro agora. Já lá vão uns bons anos.
Saí de lá com uma ideia menos boa: não gostei do comportamento de uns fulanos com umas roupagens e gritos muito especiais, que vim a saber serem as claques. Horrível!!! Ao regressar a casa, nessa altura, lembrei-me de padre Américo, que reza a história que dizia não haver rapazes maus. Eu acrescentaria: nem bons!
Pegando no mundo futebol como na vida, podem-se fazer uma série de asneiras. Menos ser visto - e ouvido - a fazê-las! Já nos meus tempos de adolescente as coisas aconteciam da mesma maneira.
Havia sempre uns que, por não estarem na mira dos professores, por maior velocidade de pernas, ou de raciocínio, conseguiam sair da «cena do crime», enquanto outros, mais lentos, sem a fama de meninos «bonitos», logo eram agarrados.
Vem isto a propósito do MSN que hoje recebi do meu par conjugal, à hora do almoço: o Porto foi condenado.
Sobre o castigo aplicado pela UEFA ao FC do Porto e, a montante, pelo CD da Liga portuguesa, tenho uma leitura semelhante: a equipa portista foi «apanhada». Mas muitas outros, simplesmente, não o foram! E recordo também a parábola do «menino que nunca era apanhado». Até que um dia foi. Ou a história do pastor que pedia socorro ao ataque dos lobos, que nunca atacaram. Era sempre mentira. Até que um dia foi verdade e ninguém o socorreu. É a vida!
Para acabar, se querem saber, não sou do FCP nem, do Benfica, nem do Guimarães. As minhas remotas paixões andam por Alvalade, por causa das labaredas desportivas de meu avô.

Sem comentários: