22 julho 2008

||| AS GALINHAS DE ÓIS DA RIBEIRA TÊM DENTES?!!!



Várias vezes, em correio electrónico, nos têm perguntado que história é essa que se conta de as galinhas de Óis da Ribeira terem dentes.

Também já ouvi falar mas de tudo o que vasculhei para saber melhor, não encontrei pormenores que tal valham. A memória solta-se-me para alguma coisa que tem a ver com a inauguração da ponte - coisa que suponho ter lido em algum jornal ao site. Mas por mais que tenha tentado, não consigo redescobrir nada.
Agora, e de novo, chegou-me um pedido de conterrâneo emigrado, pelo que, não sabendo eu de concreto, aqui deixo a pergunta: que história é essa de as galinhas de Óis da Ribeira terem dentes?
Alguém saberá contar?

1 comentário:

Anónimo disse...

embora possa não ser a pessoa ideal para esclarecer essa situação, penso que me sinto em condições de acrescentar alguma coisa com o meu comentario.
pois bem, pelo que sei, a historia das galinhas terem dentes, vem efectivamente desde o tempo da construção da ponte entre óis e cabanões.
os de espinhel, e os de travassô nunca acreditaram k as nossas gentes tivessem capacidades para realizar tal obra, e então andavam constantemente a dizer k so se iria construir a tal dita ponte entre ois e cabanões quando as galinhas tivessem dentes. sucede k a ponte foi mesmo feita e aquando da inauguração, o falecido sr. gil, que vivia na viela da igreja, e era grande artista em trabalhos manuais (eu lembro-me que eram dele os bonecos que eram utilizados para a construção do presepio de natal), resolveu surpreender toda a gente e contruiu duas galinhas, com dentes, em madeira maciça, e colocou uma de cada lado da ponte.
foi uma forma de responder às provocações dos nossos vizinhos de travassô e espinhel.
e assim ficou conhecida a historia das galinhas com dentes.
espero ter sido útil com o meu comentário.
abraços.
carlito tevez