13 julho 2008

||| PALHAÇADA À PORTUGESA, O ENTERRO DA COISA E O APITO DO ÁRBITRO!!!


Todos nós ouvinos dizer que o país está economicamente em recessão, socialmente descrente e deprimido, financeiramente falido. Já ninguém esconde tal coisa. mas para José Sócrates, estamos melhor que nunca e teve até a lata de ir ao Parlamento explicar que a culpa de algum problemazito será da conjuntura internacional.
O que o país precisava era de medidas políticas que fizessem aumentar o crescimento, diminuir o desemprego, aumentar as exportações, dar confiança aos investidores. Sobre isso nada disse. Os handicaps estruturais portugueses ficam como estão: a Educação, a Saúde, a Justica, a restruturação da Adminstração Pública.
O governo não melhorou nada nestes sectores, nem vai melhorar, em em vez disso, resolveu fazer uma palhaçada para animar a malta. E ainda por cima sem gastar um único cêntimo. Ora vejam. Vai aplicar o imposto "Robin dos Bosques" à GALP para obter 120 milhões de euros que servirão para cobrir a despesa com uns rebuçaditos que vai distribuir. Um desconto de 50% nos passes sociais dos jovens (que em qualquer país civilizado já existe), e umas ajuda na assistência escolar (que ninguém irá controlar se será efectiva).
Diz que vai baixar a fasquia máxima do IMI e aumentar os anos de isenção,mas quem vai ter de pagar serão as autarquias!
Mas a palhaçada só provocará risos amarelos aos portugueses, quando estes perceberem que os milhões que a GALP entregar ao governo serão repercutidos no preço do combustível, como já afirmou o presidente da Galp. E não poderia ser de outra forma, numa empresa privada em concorrência em economia de mercado.
Parece bem que desta vez Louça tem razão. Não temos nenhum impostos "Robin dos Bosques". (Seria assim se os 120M€ abatessem p.ex. no ISP). Temos um imposto de "Ali Baba e os 40 ladrões" em que o governo retira à Galp para dar uma parte ao povo (a troca de votos em 2009), e faz com que esse mesmo povo pague depois nos aumentos de combustível esse valor.
Isto, ou muito me engano ou é a festa que antecede o enterro. E não vem quem apite, como árbitro, e expulse que não cunmpre as regras do jogo?!

Sem comentários: