A gente ouve e nem acredita, mas a verdade é que, a ser verdade o que se ouve, vê e lê, dá para fiarmos a pesar. Assim é que mais de 60 000 alunos fizeram, este ano, exame de Português. A média das notas atribuídas ficou abaixo dos 10 valores – 9,7 para ser mais preciso. ´
Isto é: os portugueses que estudam não sabem Português.
Há quem meta a cabeça debaixo da areia, como a avestruz, e culpabilize a governação dos últimos três anos por estes tristes resultados. Eu diria que culpam dos últimos três e os outros três todos para trás. Aqui o vizinho do andar de baixo, com o seu arm de politólogo, dir-me-ia, se nisso lhe falasse, que a culpa será do fascismo, de Salazar e de Marcelo Caetano.
O que é preciso, portugueses, é ao menos aber falar a nossa Língua. A Português. Mas a ente lê legendas na televisão com erros. A gente ouve locutores da TV e da rádio que não sabem falar Português e nunca ouviram falar em gramática ou sintaxe.
Como eu dizia, sobre isso há quem meta a cabeça debaixo da areia! Mas é preciso escavar mais fundo. E enrinar os portugueses a façar Português. Ou também teremos de falar o... Europês?!
Sem comentários:
Enviar um comentário