28 agosto 2009

||| 23 CANDIDATOS A PRESIDENTES DA JUNTA DE ÓIS DA RIBEIRA

Ois da Ribeira teve, até agora, 23 candidatos a presidentes da Junta de Freguesia, mas só quatro foram eleitos. O PS ganhou as três primeiras eleições e o PSD as seis seguintes.
A leitura da revista editada pela Junta de Freguesia pela inauguração da sede, em Janeiro deste ano, permite ilacções interessantes:
1 - O PS venceu três vezes: Isauro Santos (1977/79 e 1982/85) e Agostinho Tavares (1980/82).
2 - O PSD ganhou seis: Manuel Soares (1986/89 e 1990/93) e Fernando Pires (1994/97, 1998/2001, 2002/05 e 2005/09).
3 - O PSD governou durante 9 anos (três mandatos de três).
4 - O PSD vai nos 20, consecutivos (cinco mandatos de quatro).
5 - O PS não se candidatou duas vezes: em 1993 e 2005.
6 - O PSD ficou de fora uma vez: 1982.
7 - O CDS candidatou-se : 1977, 1980, 1982, 1985, 1989, 1993 e 1997.
8 - A CDU candidatou-se por duas vezes: 1985 (7 votos) e 1989 (3). 
9 - O Bloco de Esquerda candidatou-se uma: 2005.
10 - A LIOR, uma: 2005
11 - Um presidente eleito mudou de partido: Agostinho Tavares, do PS (em 1989/82) para o PSD (2002/05 e 2005/09). Foi presidente da Assembleia de Freguesia, pelo PSD, entre 29 de Abril de 2004 e 27 de Outubro de 2005.
12 - Um secretário mudou de partido: Joaquim Araújo, do PSD (de 10 de Janeiro de 1986 a 1 de Abril de 1988) para segundo do CDS (1997).
13 - Um presidente da Assembleia de Freguesia mudou de partido: António Oliveira Morgado Abrantes, do sexto do CDS em 1982, foi eleito presidente da AF pelo PSD (em 1986/89) e voltou para o CDS (quinto em 1997)..
14 - Um candidato a presidente mudou de partido: Hernâni Framegas dos Reis, candidato do CDS em 1977, passou para o PSD (terceiro em 1989), sendo eleito tesoureiro.
15 - Um secretário chegou a presidente. Fernando Pires (secretário em 1990/93) e presidente desde 1994.
Hoje ficamos por aqui.

9 comentários:

OISINHA disse...

Komo aki se vê, n/ falta kem tenha apetite pelo poder, eu inda ei-de lá chegar...

Anónimo disse...

Nunca chegarás e bem podia dizer-te porquê mas opto não dizer!

Anónimo disse...

Eu não quero ser rico nem feliz! O que eu quero é ser Presidente da junta e idolatrado pelo povo! O ordenado vou dá-lo aos pobres e receberei toda a gente com um sorriso! Serei sempre, sempre simpático com todos! d e i x e m - m e s o n h a r !

Anónimo disse...

Viva pessoa
Não havendo população por ai além, é normal e natural que haja muito parentesco nas listas e até que eles façam parte da mesma. Não há muito por onde esticar o cordel e só vai até onde chega a ponta! Mas confesso que acho interessante a maneira como as pessoas se movimentam duma lista para outra e até dum partido para outro! Também não vejo qualquer razão para que isso não aconteça! As mudançao são normais e o que não será normal é continuar-se agarrado a um partido ou lista com que não nos identificamos por uma qualquer razão. Deixa de ter lógica e se calhar até nos subtrai alguma dignidade. Nos comentários dos últimos dias, tem havido uma constante insistência neste capítulo, como se fosse a coisa mais importante! É apenas uma questão de opinião e ainda bem que a todos é possível opinar. Noto alguns pequenos ataques pessoais mas estou certo que não passam de inofensivos e que apenas servem para atiçar mais um pouco as labaredas que os temas da política sempre proporcionam.
Não há ódios mas apenas meros comentários e no fundo todos nos entendemos, penso eu.
Mas eu também tenho opiniões como toda a gente!
Com todo o respeito que me merecem todas as pessoas que já prestaram serviço na Junta e a quem devemos muito ou pouco, há uma época para tudo! Vinte anos é demais e vinte e quatro começa a ser preocupante! Começa a haver a ideia que a malta nova não tem capacidades para ocupar o lugar e isso seria o descalabro de Óis! Eles estão aí prontos para trabalhar e espero sinceramente que o consigam! Oxalá que sim!
Malta nova, Óis precisa do vosso talento!

O Cusco

Anónimo disse...

Voltando ao meu raciocínio, há questões que se colocam no que diz respeito ao (s) vencedor (s).
Se ganhar o PSD (o tal mais do mesmo), sabemos sempre em que pé estamos porque será uma continuação. Sabemos com quem falamos, onde, etc.
No caso de ganhar o PS, não sei como vai ser neste capítulo! Quantas horas por semana vamos ter a Carla em Óis e qual será a sua disponibilidade para nos receber quando algumas situações o exigirem?
Como é natural, não estará sozinha na Junta e haverá áreas que não lhe dirão respeito num primeiro contacto. Mas não nos iludamos porque quer queiramos quer não, tudo passará pelas mãos e mente da (o) Presidente. Na prática, as coisas funcionam sempre em seu redor!
Pessoalmente, gostaria muito que ganhasse a Juventude, como já disse! Reconheço que a Carla ocupa uma posição que lhe permite contactos sempre úteis em prol de Óis e por isso também entendo o seu 1º lugar na lista. Quanto a mim, o Diamantino seria a pessoa ideal para ocupar esse lugar, mas não tem perfil de relações públicas e, mais do que nunca, isso também é necessário. Depois temos a disponibilidade ou falta dela, o que muitas vezes contribui para a fragilidade das listas, independentemente da sua orientação! Como nos "grandes" contactos é o Presidente que vai´à frente, lá teremos (digo eu) a Carla a dar a cara por todos nós!
Já agora, essa coisa constante dos Doutores e Engenheiros não faz qualquer sentido e até parece que as pessoas ficaram sem nome desde que se candidataram!
Não tarda estamos a tratar os amigos de infância por Sr. Doutor, o que eu acho de mau gosto. Se reparar-mos bem, são eles que muitas vezes se sentem incomodados!

JR disse...

Seguindo este raciocínio, aliás brilhante, a Carla nunca cá estará, o engº. Neves estará no emprego e só restará o dr. Carlos que trabalha não sei aonde; e quando aos contactos da dra. Carla provou-se bem o que vale nas candidaturas da Arcor ao lar de idosos: dois xumbos e cheios de erros, segundo toda a gente de Óis sabe...

Anónimo disse...

Não me identifiquei em «voltando ao meu raciocinio» mas falo-ei agora. Peço desculpa.

O Cusco

Anónimo disse...

O cusco fala mas n/ mosta a cara...

Anónimo disse...

Só não a vê kem é cego