08 agosto 2009

||| QUEM NOS DERA UMA MÁ INTRIGA RIBEIRINHA...

A nossa terra de Óis da Ribeira, como em muito lado e todos nós sabemos, é terra de uma boa intriga e de uma espalmada má língua! E, então, se for para destelhar o comportamento de uma cachopa, ou de algum rapaz numa qualquer posição acocorada, seja de corpo seja de finanças, então!!!... Nem vale a pena falar!!!
Não é isso que aqui vimos fazer, Deus nos livre e não seria seria bonito que todos pudessem ver o mundo assim: de saias para o ar! E quem diz saias, diz calças, de mulher ou de homem! Temos de respeitar toda a gentinha, como ela é e Deus a pôs no mundo!
Se assim fosse, o mundo seria muio mais calmo, sublimemente mais atraente, sedutoramente mais sincero, objectivamente mais directo, absolutamente mais pacífico e seguramente e imensamente mais feliz! Seria, não seria? Até Óis teria menos papagaios e menos intrigas!

2 comentários:

Anónimo disse...

Este ano aproveitei uns diazitos de férias e fui visitar um amigo bem lá para o Norte. A terra dele é lindíssima e tem pormenores que nos faz sentir apegados áqueles ambientes quase paradisíacos. Depois de ter apreciado toda aquela beleza, dei a entender que viver ali seria o sonho de qualquer mortal que gostasse de paz e tranquilidade! Afinal eu estava completamente enganado!!!
Problemas de vizinhos encharcavam as conversas de rua, adro e cafés! O beirado do vizinho, o passeio sujo, as videiras que estrangulavam o sol, o gajo que enriqueceu e não se sabe como, etc!
O relatório iria ter páginas! Esquecia-me de dizer que a escala de rega agrícola tinha sido finalmente resolvida numa reunião!
Porém, esta foi antecedida por uma sessão de pancadaria, com feridos e muitas ameaças que continuam a roubar o sono a alguns!
Se eu apagasse estes comentários da minha memória, continuaria a afirmar que aquela terra é um paraíso que todos adorariam!
Mas que tem isto a ver com Óis da Ribeira?! Direi que esta terra é ainda mais bonita que a outra, tem belezas e particularidades que nós
(digo eu) nem sempre valorizamos!
É certo que por vezes há uma forte tendência para esticar um pouco mais a língua, apenas para a exercitar, mas não mais do que isso!Lá, na outra terra bem a norte, o medo tira-lhes a voz!!!No fundo, se nós olharmos para o mundo, até chegamos à conclusão que em Óis não se passa nada que nos amedronte e tire o sono! Talvez sem dar conta, somos até um povo feliz!
É evidente que se alguém andar para aí "acocorado", vai despertar de imediato as emoções próprias de quem gosta de falar da sua terra e suas gentes! É bom que se fale e eu certamente também o farei! Se calhar até será salutar, se não denegrir-mos a imagem de alguém. Esse será o nosso limite para nos auto avaliarmos como bons Ribeirenses que todos somos, ou que nos esforçamos para ser!
Viver em Óis é bom, muito bom mesmo!

O Cusco

Anónimo disse...

Concordo com o Cusco! Eu adoro a minha terra! E mesmo que um dia, temporariamente, venha a saír, nunca deixará de ser a minha terra! Quem me conhece sabe que falo sempre da minha terra com muito orgulho, e não há quem me conheça e não saiba que sou de Óis da Ribeira, uma pequena e linda Aldeia do Concelho de Águeda, onde, entre muitas outras coisas boas, há uma lagoa que se chama Pateira e que é a maior lagoa natural da Peninsula Ibérica!