26 agosto 2009

||| A ORFANDADE DAS OPOSIÇÕES POLÍTICAS DE ÓIS DA RIBEIRA


A política local tem sido dominada pelo PSD, desde 1986 - quando pela primeira vez ganhou as eleições. As três primeiras foram do PS. Digamos que, desde aquele ano, tem havido uma orfandade anormal das oposições - a ponto de o PS já nem se candidatar em 2005 e, em 2001, ter apresentado uma lista (PS + CDS) que pouco tinha a ver com a realidade socialista ribeirense e que foi liderada pelo comerciante Aníbal Saraiva. Também não se candidatou em 1993.
Isauro Carvalho e Santos (1977/79 e 1983/85) e Agostinho Tavares (1980/82) foram os presidentes das Junta de Freguesia eleitos pelo PS.
Quanto ao CDS, ainda se candidatou em 1998, há 11 anos, quando Albertino Soares liderou da lista, recebendo 55 votos. Até aí, apresentou Hernâni Framegas dos Reis (1976, com 145 votos), Fernando Reis Duarte de Almeida (1979, há 30 anos, 111), Sesnando Alves dos Reis (1982, 130), Arménio Pinheiro da Silva (em 1985, com 45), Eugénio Pinheiro (em 1990, com 37) e Manuel Joaquim Carvalho Dias de Almeida (em 1993, com 11o).
Os seus militantes integraram-se nas listas do PS (2001 e 2009) e da LIOR (2005). Assim, o CDS desapareceu do mapa político ribeirense.
O Bloco de Esquerda candidatou-se em 2005, com Aníbal Saraiva (ex-PS), em 2005, com 30 votos.
A foto, mostra Diamantino Correia (LIOR, em 2005), Vital Santos (CDU, em 1985) e Eugénio Pinheiro (CDS, em 1989), três candidatos a presidente da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira que este ano integram a lista do PS e foram da LIOR em 2005. Tirada DAQUI.
Dados recolhidos da revista
«Óis da Ribeira - A história,
as sedes e as Juntas»

16 comentários:

Anónimo disse...

Não há uma foto mais recente dos candidatos com uma gravatinha ao pescoço? Então, a imagem também conta meus caros! Dá um arzinho mais intelectual, o que também é preciso para aquelas lides.
Eu também uso quando é preciso e principalmente quando vou votar. A gente sente-se mais importante e mais inteligente e falo por mim que não passo dum nababo nos restantes dias!
Quando voto, parece que tansporto Óis ás costas e que tudo depende do meu voto. E nunca se sabe!

Anónimo disse...

Kum Karaças gravata no Diamantino não senão dá-lhe koisa má! Ele é mais pró braçal e akilo estorva!

RIBEIRENSE disse...

Deve depender, deve.... cá para mim vai ser uma nova abada do Pires: 5-2, mas os os jotas do ps vão ter o meu voto, mas tenho pena que se tenham deixado iludir pelos chicos espertos do costume.
Quanto à falta de gravata, eles são mesmo assim desengravatados e pesados, ora eu não sabia é que o PS consegiu reunir candidatos de todos os outros partidos, o Tino da Lior, o Eugénio do CDS e o Vital do CDU.
No ramalhete só falta é mesmo o Aníbal do bloco para ficarenm as cores todas. O pires que se previna...

Anónimo disse...

Cada vez mais parece o Chalana do Benfica!

OISINHA disse...

Eu n/ sei se vai ser 5 a 2 mas também simpatizo c/ a ideia de mudar e a malta nova sempre tem ideias novas, espero com ansiedade conhecer o projecto da dra. Carla, embora também axe k tem juventude a mais e da experiência politica dos mais velhos, não sei se tem, sempre conheci o sr. Pires na Xunta... e nenhum dos outros... nem sequer nas associações, tirando o Luís Neves na Tuna e a sua intragável vaidade...

eleitor disse...

"intragável vaidade" do sr. eng. Luis Neves da Tuna... essa é nova Oisinha... parece que ando mal informado...

Anónimo disse...

Intragável vaidade?! Naaaaaaaaaaaão! Mas que grande mentira.... só enjoa um bocadito! De resto bom rapazinho!

Anónimo disse...

Então não se pode comentar o dia 17?! Tá mal e fico triste!

Anónimo disse...

Perdão, o dia 27!

JR disse...

Visto de fora, parece inevitável nova vitória do PSD, pois está melhor preparada e mais sabida e a do PS é exageradamente jovem e sem provas dadas em nada de Óis, eu pelo menos não conheço. No entanto e como já aqui disse, é desejavel a alternância, mesmo dentro do próprio PSD, são sempre os mesmos.

OISINHA disse...

Intragável vaidade, sim sanhôra e sei bem do k falo e enjoa sim sanhôra... é um vaidoso pendurado num saxofone a miar notas....

Anónimo disse...

Á Oisinha tá a ver agora porque não vai chegar ao poder de Óis? Eu não queria dizer mas a resposta está aqui: «dizer estas verdadinhas causa azia e o pessoal não perdoa á sanhôra"! Mas que é intragável, é sim sanhôra!

Anónimo disse...

Tem alguma coisa contra o Neves ou tem dor de cotovelo Oisinha? Ele é um gajo muito fixe e jeitoso!...

OISINHA disse...

Eu n/ tenho nada contra o Luís Neves, katé mal conheço mas se kerem saber, n/ simpatizo com fardas e kuando vejo é sempre de farda e boné komo se fosse um policia negro em modelo branco. e relamente axo-o vaidoso demais para o m/ gosto.

Anónimo disse...

O ké k faz akele mais pikeno no meio dos matulões? O emgraçado é kualker 1 deles já kis ser presidente da Junta...

Anónimo disse...

É vaidoso e não é pouco...