24 agosto 2009

||| AS FAMÍLIAS DOMINANTES DO PSD DE ÓIS DA RIBEIRA


A lista do PSD à Junta de Freguesia de Óis da Ribeira não tem grandes afinidades sanguíneas, mas é «dominada» por duas famílias políticas: os Pires e os Soares.
- PIRES: Fernando Tavares Pires é presidente desde 1994 e já exercera a função de secretário de 1990 a 1993. Há 19 anos, pois, ligado ao poder local autárquico ribeirense.
O avô, Joaquim Augusto Tavares da Silva e Cunha, foi secretário da Junta de 1943 a 1945.
O bisavô, Joaquim António Pires Soares, foi presidente de 1919 a 1922 e secretário de 1879 a 1885, 1886 a 1900 (pelo menos).
- SOARES: Manuel Soares dos Reis e Santos foi presidente da Junta de Freguesia de 1986 a 1989 e de 1990 a 1993. É o actual presidente da Assembleia de Freguesia, cargo que já exerceu de 1994 a 1997.
É filho de David Soares dos Santos que foi secretário da Junta de 1955 a 1959 e de 1964 a 1967.
É neto de Manuel Soares dos Santos (Lopes), que foi tesoureiro de 1943 a 1945, 1946 a 1950 e 1951 a 1854.
O sogro, Aires Carvalho e Santos, foi presidente de 1972 a 1974 e já fôra tesoureiro de 1955 a 1959.
Um tio, Aires Soares dos Santos, irmão do avô paterno (Manuel Lopes) foi tesoureiro de 1937 a 1940. A família, pois, está ligada ao poder pelo menos desde 1943 - há 66 anos.
O secretário Manuel Duarte Almeida Marques (Capitão) está no executivo desde 1994. O tesoureiro Rui Jorge dos Reis Fernandes desde 1998.
Outros dados:
- Pai e filha: Manuel Almeida «Capitão» (2º.) é pai de Mariana Almeida (13ª.).
- Pai e filha: Eugénia Martinho (7ª:) é filha de José Martinho (14º.).
- Primos: Manuel Soares (4º.) é primo de Pedro Soares (6º.).
- Primos: Fernando Pires (1º.) é primo de Nélson Neves (15º.).
Dados recolhidos da revista
«Óis da Ribeira - A história,
as sedes e as Juntas»

16 comentários:

Pedro Penedro disse...

Isto té bem visto mas kem é o krâneozinho de Óis kamda a ver estas curiosidades=?

Anónimo disse...

Por acaso até gostava de saber quanto ganha o Pres. Junta de óis! Também não é crime ter esta curiosidade! Era só para fazer umas contas!
Há quem fale em 500 Euros mensais1 Será mesmo?

Anónimo disse...

não chega a ganhar 60 contos por mês..
embora receba alguma coisita a mais sempre que existem, e que assista/participe, assembleias quer de fregusia quer municipais (ao longo do ano existem meia dúzia delas)
ou seja.. nem o salário minimo é.. portanto ainda longe dos tais ditos 500 euros...´
se fosse mais também eu me tentava meter, mas garantiram-me que não compensa financeiramente!!!!!!!!!

Anónimo disse...

Se fosse mais também eu me tentava meter, mas garantiram-me que não compensa financeiramente????!!!!!!!!! Afinal anda tudo nisto por causa da massa, fo vil metal... não pelo interesse de Óis ao que parece...
De todo o modo 60 contos por mês são 72o por ano, são 2840 contos por mandato, a coisa já da mais que para mandar cantar um cego... e se tambem recebem subsídio de natal e de férias são mais 480 contos, portanto 3320 contos, não é o ordenado mínimo mas está lá próximo e só trabalham duas horas por semana... ora eu não acredito é que alguém lá ande pelo dinheiro...
Agora engraçado é como a gente nem dá por isso mas quem domina a política de Óis nos últimos 23 anos
são mesmo o srs. Manuel Soares e Fernando Pires, quem havia de dizer... Eles é que a sabem toda...

Anónimo disse...

SÓ TRABALHAM DUAS HORAS POR SEMANA? SANTA IGNORÂNCIA...

Anónimo disse...

Santa não, Santíssima ignorância! Isto é mesmo estar completamente fora do assunto! O amigo saberá por acaso, todo o trabalho e envolvimento que está por detrás das ditas duas horas semanais? Então será melhor perguntar porque quando souber já não vai estar interessado em candidatar-se!
Eu acho até que o Presidente está muito mal pago e que ás vezes nem as chatices paga! Até penso que se o homem visse estes comentários retirava a candidatura!
Espero não estar a dar nenhuma ideia á malta do PS!

Anónimo disse...

Importa-se de explicar qual é o todo trabalho desenvolvido que está por detrás das ditas duas horas semanais?, eu até gostava de saber e como estamos em época eleitoral e de esclarecimentos, ficava bem esse esclarecimento até para a possibilidade de se fazer uma manifestação a favor do aumento do pessoal, não...

RIBEIRENSE disse...

Esclarecimentos? Ih, ih, ih, ih... esperem sentados, para não se cansarem...

Anónimo disse...

Eu até acho pouco 60 contos! Por outro lado, há quem não receba mais do que isso e trabalhe 8, 9 10 horas por dia...as horas que o patrão quizer! Pois, pois senão rua que está uma fila de desempregados lá fora á espera! Têm que se deslocar para o emprego, trabalhar no duro, aturar o patrão e chefes e ainda ser maltratado por más criações. Tudo isto e por vezes mais duro, para receber quase o mesmo que o Presidente! Agora também se põe a questão que o Presidente só trabalha duas horas por semana, o que eu francamente não acredito. É preciso ver que os Presidentes de Junta não têm vereadores para lhe fazer a papinha e são eles que têm que ir para o terreno e por vezes em condições muito adversas. Acho que a pior de todas é aturar aqui o pessoal que põe defeito em tudo e está sempre do contra. Mesmo que a nossa ideia coincida, arranjamos sempre maneira de torcer o nariz á obra e seja ela qual for. Não se consegue fugir, é mesmo assim e eu, se calhar, não sou diferente!
Não sei se é coincidência, mas as oposições nunca concordam com nada mesmo que no íntimo concordem! É o que vai acontecer de novo em Óis e ganhe quem ganhar!!!

OISINHA disse...

Ao mal k toda a gente ponha a kestão do dinheiro para decidir se vai ou n/ vai para a política, já parecem os gajos da tuna k só vão tocar se ganharem algum, isto será influência do Luís Neves?

Anónimo disse...

A Tuna só toca com dinheiro? Fiquei agora a saber, sim senhor! Estão a ficar muito finos...

JR disse...

Os presidentes da Junta ganham dinheiro? Muito me contam, é novidade para mim, pois tinha outra ideia.... e depois não há dinheiro para obras. Olhem, se é lei é lei e aproveitem, não se façam lorpas.

Anónimo disse...

Se calhar andavam de borla, não? Se bem que estes já estão tão calejados do traseiro que nem precisam fazer trabalho de casa! Portanto, bem podiam abdicar de metade do que recebem e só lhes ficava bem! O Pires é rico e não precisa daquilo para viver! Ele diz que aquilo só dá chatices mas largar é que não! Parece que a presidência funciona para ele como uma espécie de oxigénio! Eu continuo convicto que o Tino dava um bom maestro na Junta mas também penso que não tem muita disponibilidade e ás vezes nem paciência! Há malta do caraças que só pensa em mazucrinar a cabeça a quem está lá em cima! Estou ansioso para ver as meninas a ocupar a cadeira e a mostrarem do que são capazes! Ainda vai ficar muito boa gente com cara de pasmo! Elas já se andam a informar de todo o funcionamento da Junta e parece que estão muito entusiasmadas e a fazer grandes planos para o futuro de Óis! É só reuniões e mais reuniões tipo "secreta"! Se elas ganharem e eu penso que sim, vai ser pior que um terramoto de grau 7. Não vai ficar pedra sobre pedra nas mentes dos perdedores! Eu até vou ter pena deles mas alguma vez tinha que ser porque o futuro exige mentes mais abertas ao modernismo e ao progresso de Óis!
Vamos meninas que para a frente é que é o caminho!

OISINHA disse...

Só n/ vai haver terramoto porke o Psd ganha na mesma embora s/ o m/ voto...

Anónimo disse...

E sem o meu. Cruzes...

Anónimo disse...

mas ganha com o meu...