25 abril 2008

||| O 25 DE ABRIL DE 2008!!!


Li há alguns anos, por necessidades de estudo, algo do que foi o 5 de Outubro - o dia da implantação da República. Hoje, ao ouvir o Presidente Cavaco Silva falar nas comemorações dos 34 anos do 25 de Abril, nem quis acreditar: os nossos jovens não sabem nada desta data histórica. Nem coisa que se pareça.
Na verdade, passados 34 anos desde o 25 de Abril de 1974 os jovens não sabem, mas também os portugueses não só ainda não se entenderam com esta data da história portuguesa, como não lhe deram a devida projecção, porque preferem considerá-la como o ponto de partida ou o fim dos seus projectos.
Uma boa parte da direita, em boa verdade, ainda não se recompôs da necessidade de ter ido a eleições de vez em quando e a esquerda persiste em considerar que o 25 de Abril é um momento indissociável do seu projecto político.
A esquerda que foi apanhada de surpresa pelos acontecimentos e tem dificuldade em perceber que o 25 não foi o resultado de uma luta de décadas desta ou daquela organização política. A direita foi surpreendida e de repente achou que tudo poderia ter sido de outra forma, quando nada fez para que assim fosse.
Vivemos nisto e ninguém se entende. Quando amanhã vier, se vier, um 24 ou um 26 de Abril, ficará tudo na mesma. A malta não liga nada e está farta da política! E dos políticos carreiristas que ganham a vida à custa do 25de Abril. Nós conhecemo-los por aí, quais sangessugas!

Sem comentários: