29 abril 2008

||| O EXÉRCITO SILENCIOSO DOS DESEMPREGADOS...




A RTP1 de ontem mostrava o já irritável Prós&Contras da já irritante Campos Ferreira, com uma inenarrável discussão sobre as alterações às leis laborais. Eu fiquei a saber o mesmo.
Falavam por lá aqueles senhores doutores todos e, enquanto isso, cerca de 2000 trabalhadores de Águeda estão no desemprego. E não sei quantos deles são de Óis. E isto é que preocupa!
Lá no Prós&Contras ninguem falou deles, nem era de esperar que falassem. Aquilo é só para os srs. drs. e quando lá vai o povo, coitado, fala pelo coração e com as contas a pagar à porta e apanha com um processo disciplinar às costas. Estou a lembrar-me daquele trabalhador de uma cerâmica de Torres Novas (ou Vedras?)
Seria interessante que o Contras&Prós propusesse um debate para analizar os efeitos colaterais de o povo trabalhador falar das suas dificuldades, porque o ordenado é curto, ou o patrão não paga. Ou pura e simplesmente porque não tem trabalho, porque o patrão descapitalizou a empresa e matou o emprego.
Não me parece que isso vá acontecer pelo que, a ser assim, ou muito me engano ou vai continuar a aumentar o número de desempregados por delito de opinião e o exército do silêncio dos que não podem falar sem os seus salários no bolso!

Sem comentários: