23 abril 2008

||| ONDE ESTAVA EU NO 25 DE ABRIL?!


Ainda não era oito horas da manhã quando soube do 25 de Abril. Espreguicei-me na cama, meio a dormir, fui espreirar à janela e vi a minha mãe, que fora ao pão, a falar com alto com outras mulheres, todas com ar de aflitas. Que havia uma revolução em Lisboa e que se calhar já não havia escola nesse dia.
Esta de não haver escola interessou-me bastante e, por isso mesmo, fiquei com toda a atenção ao assunto. Ir-me-ia desiludir!
A conversa era que Lisboa estava cheia de tropas, qu´iam prender o Marcelo Caetano e o Américo Tomaz, qu´ia acabar a guerra, blá, blá, blá..., mas o que verdadeiramente me interessava era aquela de não poder ir à escola. A ser assim, seria a primeira vez que isso acontecia, em toda a minha primária!!!
Nós tínhamos um rádio na cozinha, televisão não havia, e ligá-lo foi a primeira coisa que a minha mãe fez, assim entrou. Só dava marchas. E a minha mãe muito ansiosa, para trás e para frente, com ar de não saber o que fazer e sem nunca mais me dizer que eu não ia à escola. Disse-me só que me ia era levar lá, ora bolas!!! E foi, o que acontecia pela segunda vez na vida. A primeira, fora no primeiro dia! E tive escola na mesma!
Mais tarde, vim a saber o que era a revolução militar e a guerra colonial, de onde tinham vindo alguns conhecidos e familiares. Já mais jovem, aprendi o significado das canções "festivaleiras" que foram passwords (senhas...) do 25 de Abril. Mas o não ir à escola nesse dia teria sido a melhor prenda, naquela minha idade! Mas não foi!!

Sem comentários: