Uma das mais evidentes características da cultura nacional - e da ribeirense, porque não dizer?!... - a par da inveja, é sermos um povo remediado.
Não estamos a falar ou a confundir com o português desenrascado - desenrascar é arranjar uma solução que resolve perfeitamente um problema para o qual não estávamos apetrechados para resolver.
Remediar é arranjar uma solução que sabemos ser precária para resolver um dado problema.
Os portugueses falam muito na arte do desenrascanço, chamando a si a sua paternidade, mas na realidade os brasileiros é que são os desenrascados, nós somos apenas uns gajos remediados. O remediado é um enrascado a tentar safar-se o melhor que puder, com a certeza inicial de que tudo o que consiga obter será sempre insatisfatório. Na boa tradição nacional os portugueses preparam-se paulatinamente para remediar um governo para este país.
O governo será formado por uns fulanos remediados que tentarão, mais uma vez, remediar o país com a certeza que por mais que façam, o resultado final será sempre uma merda. Que se lixe, daqui a quatro anos cá estarão outros para remediar o que os próximos fizerem. Entretanto, vamo-nos remediando com o que temos.
Sem comentários:
Enviar um comentário