10 novembro 2010

||| AS MULHERES RIBEIRENSES NA VIDA POLÍTICA



Aqui estou eu de volta, desempoeirada o mais possível e vaidosa, porque sei que fui muito bem recebida no Contra. Pela administração, e isso eu já sabia, mas também por gente que me emailou, através da conta do blogue. 
Um deles até me envergonhou, por dizer que "finalmente uma senhora vem dar a cara pelas coisas de Óis". Não é propriamente o caso, pois não mostro a cara, mas é este o meu tema de hoje.
Realmente, não conheço intervenção feminina na vida pública ribeirense para além da aventura que no ano passado levou um grupo de jovens a tentar ser bem sucedido no combate à ditadura do PSD em Óis. Eu gostei, particularmente - o que não quer dizer que nela tenha votado, bem entendido... - , e disso fiz voz em comentário da altura. Era uma mulher, a dra. Carla Tavares  (que se mostra na foto...) que não ganhou e entretanto desapareceu do mapa. Confesso que não sendo um desgosto (no sentido literal da expressão), a derrota da candidatura e o desaparecimento da lista da causa política activa, digamos que empobreceu a vida política de Óis.
Não sei as razões que levaram a tal candidatura, e porque foi candidata quem foi, mas foi uma arejadela no monocórdico sistema político-partidário de Óis da Ribeira. Se se vai repetir, eu não sei... Mas teve piada e eu gostei. Afinal, sempre ouvi dizer que as mulheres de Óis são de benta rija.

4 comentários:

Anónimo disse...

OLA!!! SEJA BEM VINDA...
ESPEREMOS QUE COM A SUA CHEGADA O NIVEL DO BLOG MELHORE...
EMBORA NÃO TENHA COMEÇADO BEM, POIS O TERMO DITADURA FAZ-ME LEMBRAR OUTROS TEMPOS! TEMPOS ESSES QUE A SENHORA CERTAMENTE NÃO VIVEU...
MAS DESEJO BOA SORTE!

RIBEIRINHA disse...

O Contra tem destas surpresas e se calhar é por isso que nós aki gostamos de vir todos os dias. O meu espirito santo de orelha coxixa-me saber kem está por traz desta escritora, n/ é sra. professora? Ou tou enganada? ká pra mim...

Anónimo disse...

Agora que faz parte do Contra, passa a ter ainda mais responsabilidades para com as gentes de Óis. E outras, porque o blog não se lê só por aqui. Cada leitor é, penso eu, um potencial aluno de qualquer coisa. "Estamos sempre a aprender" - diz-se desde que mundo é mundo -, e no caso concreto do Contra corremos o risco de aprender a Língua Portuguesa! E voltar a usar expressões que, talvez fruto da profissão que exercemos, não dá lá muito jeito usar. Monocórdico!..., vejam lá bem se eu me lembrava de tal coisa! Não lembrava mas passei a lembrar e à primeira oportunidade não hesitarei em fazer um disparo oral com esta palavrinha!
Bom, quanto à politica de Óis, não há muito para dizer e se calhar ainda bem que assim é porque já nos chega a nacional. Essa da ditadura é que foi...digamos...»desmasiada!». Foi?!..., eu sei lá! Se lhes dessem largas, a coisa até teria tendência a virar-se para essas bandas! Digo eu, correndo o risco de estar completamente enganado.

Maria de Óis disse...

Finalmente temos uma mulher de Óis a falar da vida de Óis. Acho muito bem e torço para que escreva e de opiniões de forma descomprometida e sem amarras que diluam ou diminuam o seu pensamento.
Gostei também do seu entusiasmo e vou ficar sua leitora. A terminar e supondo que saberei quem é a autora, não posso deixar de a felicitar, pois era já mesmo tempo de intervir mais e dar à discussão o sabor do pensamento feminino, pois os blogues de Óis são demasiadamente masculinos. E Óis é ums terra onde já fez coisas bonitas.