09 novembro 2010

||| OS QUE SÃO CAPAZES DE FAZER TUDO...


Tive este fim de semana uma longa e inesperada conversa com um ribeirense que me habituei a estimar - até a admirar... - mas com o qual nunca tive proximidade muito especial. Dele ouvi falar muitas vezes, principalmente de minha mãe, que com ele andou na escola e o considera muito inteligente.
Falámos de muitas coisas e confesso que me deixei «levar» pela sua conversa culta e muito plural (o que me surpreendeu...) e demos-nos a falar da liberdade política que, do ponto de vista dele, não chegou para diluir a estratificação social. A mesma estratificação que eu sempre ouvi dizer ter sido herdada do antes do 25A mas que ele diz que, de certo modo, até a acentuou.
O nosso conterrâneo, a quem falei da parafernália de blogueiros que há por Óis, não se surpreendeu nada (ou então disfarçou muito bem, desculpe lá...) com tal existência e disse-me que Óis está cheio de heróis factotos. Factotos?!! Até percebi factos, de repente pensando que ele era gago.
Gostei muito da expressão mas não a entendi e só agora fui ver o que é. Então, para o nosso conterrâneo, que é confesso leitor dos blogues d´Óis, Óis está cheio de gente que, e cito o meu dicionário da Porto Editora, «se inculca como capaz de fazer tudo; o que trata de tudo; o que se mete em tudo».
Interroguei-me sobre tal opinião e até sou capaz de admitir que, se calhar, é mesmo assim.

5 comentários:

Anónimo disse...

Factotos...sim senhor! Esteve então com o meu amigo...não posso dizer o nome! Mas sei quem é! Hum...99,99%. É inteligente e culto, sim senhor! Respeito-o e admiro-o! Ele também me respeita, mas se calhar não admira! Bem, admirar o quê! Um abraço para o meu amigo dos «foctotos!
E olhe que ele tem razão!...

Ribeirense disse...

Ribeirense inteligente e culto, mas há disso? O comentário deste anónimo deixou-me a matutar e com macacuinhos na cabeça: mas quem será? Não será outro dos factotos?

Ribeirense disse...

Ribeirense inteligente e culto, mas há disso? O comentário deste anónimo deixou-me cá a matutar e com macaquinhos na cabeça: mas quem será? Não será outro dos factotos?

RIBEIRINHA disse...

Claro k há gente culta e inteligente em Ois, se n/ houvesse n/ tínhamos a obra social k temos e k faz inveja a outras freguesias muito + grandes e poderosas. Eu também fico aki c/ cócegas nas orelhas e se n/ chego aos 99,9 por cento de certeza de k é, só lhe tiro 1 ou 2 décimas...
E fico-lhe c/ raiva: o tal ribeirense culto e inteligente já sabe k é a equipa do Contra, também eu gostava de saber.

Maria de Óis disse...

Supondo saber quem é esse tal ribeirense inteligente e culto, atrevo-me a pedir-lhe que intervenha mais na vida de Óis, pois Óis precisa de si e não de uns fulanos, que não fazem mais pela terra que criar intrigas e de quem não se lhes conhece obra feita.