14 janeiro 2008

||| COISAS DE ANTIGAMENTE E AS COZINHAS SEM FRIGORÍFICOS E MICRO-ONDAS!!!


Quando menos contamos, sobem-nos à memória coisas de uso vulgar há uns anos para trás. Por exemplo, estes utensílios da foto, que me trazem boas recordações!!!...
Que nos lê e tem para aí menos de 30/35 anos, se calhar não pode imaginar como eram as cozinhas sem frigoríficos e micro-ondas!!! Como se curava a carne de porco na salgadeira.
Ou como os produtos frescos eram comprados diariamente e aquilo que se conservava era-o feito com o auxílio de sal. Sempre no sal ou, então, alimentos de comida rápida!! Ou curados ao fumeiro!!! Ah, velhas e boas chouriças assadas!!! Ou cozidas com grelos!!!
As comidas, por pouco tempo, eram guardadas em armários arejados com redes mosqueiras. Nós dizíamos mosquiteiros, sempre na ideia de que eram para evitar as moscas. E os mosquitos! Era-se engenhoso nessas alturas... O pão com fio ou bolor era escodeado até ao limite!!! Não se fosse passar fome por isso!! O escoado da véspera era roupa velha na manhã do café!! Café??? Café, não. Cevada «A Camponeza", com um "z"! Outros tempos!
Esta malta nova, precisava era de conhecer ao vivo estas «modernidades» desse tempo!!! Seria certamente mais poupada e menos ligeira no «bota-fora» alimentar!

Sem comentários: