26 janeiro 2008

||| DOENTE? QUEM PUDER QUE SE AGUENTE!!!


Não sou muito de ver televisão mas há dias, em casa e a jantar, dei comigo a ver o telejornal e logo com três notícias de saúde. Duas delas, sobre questões que tea ver com a nossa região - o que me despertou a atençã.
A abertura foi sobre o idoso de Estarreja que caiu de uma maca num corredor do hospital de Aveiro e morreu. Logo a seguir, foi sobre a manifestação contra o encerramento da urgência do Hospital de Anadia.
Não fixei a terceira, mas era sobre o recuo do ministro Correia de Campos sobre o encerramento de um serviço qualquer- creio que em Cantanhede. Dias antes, fôra o do hospital de Peniche. E hoje soube que ligou ao presidente da Câmara de Anadia, para o influenciar... Embora me pareça que, melhor dito, seria para o ... pressionar.
O autoritório ministro da Saúde tem-se revelado um dos mais fiéis seguidores do Socrates’ style, confundindo arrogância e prepotência com capacidade e sebedoria de decisão. Para ele, não há pessoas, nem doentes, nem nada. É do bota para a frente e quem puder que se aguente.
Mas será que estes recusos e ameaças não serão já o sinal de que já estará a perceber que a saúde é um terreno perigoso, capaz até de virar gente com predisposição genética para a resignação, como é o povo português? E se algum português se lembra de chegar a roupa ao pêlo a alguém?

Sem comentários: