22 outubro 2010

||| A ESMOLA DA HIDRÁULICA AOS PRESIDENTES DA JUNTA DE FREGUESIA DA PATEIRA


Acabo de ler, embora com um atraso já bem considerável, que os srs. presidentes das Juntas de Freguesia de Óis da Ribeira, Espinhel Fermentelos e e Requeixo, se inebriaram por irem receber - ou já receberam... - 3200 euros cada um, para a limpeza da pateira. Tamos a falar de 640 contos por ano!
Tamos a falar de 53 333$00 por mês!
Tamos a falar de 1 778 escudos por dia!!!
Vá lá, vá lá... sempre são 1778 mil reis!!!
E então, 1778 mil reis por dia dão para o quê?!
Para um almoço e um café! Sem cheirinho, nem sobremesa!
Olho para a fotografia que "cacei" na net e lá vejo eu, todos aperaltados, os quatro honrados autarcas ribeirinhos - a ladearem, de olhar felicíssimo da silvae embebecido, o poder ali representado pelo presidente da Câmara Municipal de Águeda e pela directora da Administração da Região Hidrográfica do Centro!! Da extinta Hidráulica e a benemérita doadora da esmola.
Todos felizes!!!
Eu mandava este poder dar uma volta ao bilhar grande. E devolvia-lhe a esmola.
Mas o que mais me lixa nem é esta desfaçatez de vir dar uma miserável esmola destas, com esta pompa e esta circunstância - a que os jornais deram destaque exagerado e deslumbrado. Digo eu!
O que me lixa mesmo é ver lá dois presidentes de Junta de Óis da Ribeira, também eles a fazerem pose de autarcas felizes! Ali do lado esquerdo, os dois: o inimitável Pires (PJFOR) e o insubstituível ti Nando (PJF de Requeixo).

1 comentário:

Anónimo disse...

Meu caro e estimado conterrâneo:
Depois de ler atentamente este texto que, deixe que lhe diga, muito bem dirige, fiquei com uma dúvida dos diabos! Macacos me mordam, mas espero que não, se as suas contas estão realmente bem feitas!
Pelas minhas contas, a Junta recebe por dia 1.778.000 Reis! Estamos a falar de tantos Reis que as palavras quase se me embrulham na boca.
Tanto quanto sei, 1 escudo correspondia a mil reis e então...olhe, é só fazer as contas parafraseando um homem que já foi
1º Ministro mas que tinha um problema com a Matemática!
Mas atenção, eu cheguei muito recentemente de férias e posso não estar ainda com as minhas faculdades intelectuais bem afinadas!
Admitindo a hipótese de eu estar certo, já viu bem o que aconteceria se deixássemos o Euro e nos virássemos de novo para os velhinhos Reis? Pois é, continuaríamos pobres mas muito mais felizes.
Agora imagine a carinha do digníssimo Presidente da Junta de Óis da Ribeira quando lhe fosse entregue um cheque no valor de 640.000.000 (Seiscentos e quarenta milhões) de Reis!
Nessa altura, quem era amigo, quem era?!...